Projeto Pivô: espaço do Copan será usado para exposições

Há quase 20 anos inutilizado, o espaço de 3,5 mil m² do mítico edifício copan, em são Paulo, passou a receber exposições do projeto Pivô.

*Matéria publicada em Casa Claudia Luxo #31 – Novembro e Dezembro de 2012

01-projeto-pivo-copan

 (/)

“A ideia é se perder, se deixar surpreender”, responde a monitora, Julia Cunha, quando questionada se as galerias são à direita ou à esquerda. Ela se refere ao percurso a ser seguido no Pivô, novo projeto que tratou de ocupar andares inutilizados na base do edifício Copan, de Oscar Niemeyer. Há muito tempo, funcionou ali o Hospital Dentário do Banco Bradesco, mas já se somavam 20 anos de vazio total na área de 3,5 mil m².

02-projeto-pivo-copan

 (/)

Criação do artista Guilherme Peters, o vídeo de um homem carregado de uma metralhadora dançando balé pelas salas e corredores do lugar indica a temática da primeira exposição, intitulada Da Próxima Vez Eu Fazia Tudo Diferente, em cartaz até 15 de outubro. Os outros 27 nomes participantes, entre eles Carmela Gross e Nazareno, também levaram em conta a história e a arquitetura do local para criar suas obras, com mensagens ora mais, ora menos críticas em relação à condição fantasmagórica que ali se instaurara. Inaugurado no dia 8 de setembro, o Pivô conseguiu um comodato de 20 anos para ocupar o espaço. Na mostra inaugural, o curador do projeto, Diego Matos, fechou parcerias com as galerias Emma Thomas e Mendes Wood, e com isso pôdeapresentar alguns trabalhos de artistas que figuram no catálogo delas.

03-projeto-pivo-copan

 (/)

*Matéria publicada em Casa Claudia Luxo #31 – Novembro e Dezembro de 2012

 

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s