Projeto TRAMA AFETIVA incentiva a criação de produtos de design com resíduos têxteis

Com a orientação de profissionais como Marcelo Rosenbaum e Alexandre Herchcovich, 14 participantes desenvolveram projetos com responsabilidade social e ambiental

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Através de práticas colaborativas e transformadoras baseadas em compromissos social e ambiental, a economia afetiva busca estabelecer novos parâmetros nas relações de produção e consumo. Com a ideia de promover e multiplicar esse conceito, a Fundação Hermann Hering, de Santa Catarina, selecionou 14 portfolios de estudantes e profissionais para integrarem a primeira edição do projeto TRAMA AFETIVA. A ação, que durou dois meses, contou com painel de estudos, imersão criativa e oficinas de produção com orientação de profissionais como Marcelo Rosenbaum, Alexandre Herchcovich e Patricia Centurion. O projeto se encerra com uma exposição, que vai até o dia 13 de novembro, dos itens produzidos durante as atividades com resíduos têxteis gerados pela Cia. Hering em um processo de transformação de descartáveis em novos produtos com forte apelo ao design chamado “upcycling”.

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Entre os produtos finais, a maioria produzidos com resíduos de tecido índigo da Cia. Hering em várias tonalidades e texturas, destacam-se o poncho ângulo que também pode ser utilizado como cobertura de sofás, o biombo dobra, multiuso com espaço para revistas, toalhas e acessórios, o banco livro, com almofadas inspiradas em páginas de livro e o orquidário de parede que possibilita a criação de um jardim vertical dentro de casa.

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O resultado final das oficinas exemplifica como os conceitos de economia afetiva aliado ao design e a experiência pessoal e profissional de cada um podem contribuir para a produção de itens diferenciados, atraentes e com novas utilizações para artigos do dia a dia.

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O projeto mostra a importância da discussão sobre sustentabilidade, do reaproveitamento de material, das mudanças necessárias no processo produtivo com participações horizontais e colaborativas, de lançar mão do design como diferencial competitivo para atender a uma demanda de consumo mais racional e afetiva por parte dos consumidores. Dentro do projeto, a formação profissional voltada para processos e produtos que valorizem as questões sociais, culturais e ambientais é estimulada, assim como o uso de diversas tecnologias para a difusão dessas características. “O papel da indústria tem que ser educativo para aproximar os processos educacionais formais destas novas linguagens. O grande desafio é que os atuais procedimentos sejam questionados por pessoas que queiram criar, ressignificar materiais e agregar valor aos novos produtos”, diz Jackson Araujo, diretor criativo do TRAMA AFETIVA.

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Participaram do projeto TRAMA AFETIVA: Adriano Catenzaro, Carolina Ecco, Eglair Quicolli, Eliane Marques, Francisca Laura, Herculânia Reis, Itiana Pasetti, Leandro Castro, Marcelo Badan Caparroz, Nadezhda Mendes da Rocha, Nina Coimbra, Paula Franchi, Patricia Sayuri, Rosinha Matos e Yae In Choi.

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Exposição TRAMA AFETIVA

Quando: Até 13 de novembro de 2016, das 14h às 18h

Onde: Estúdio Marcelo Rosenbaum (Rua Cristiano Viana, 224 – Pinheiros, São Paulo/SP)

 

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