Tomie Ohtake: cinco coisas que você precisa saber sobre a artista

Morre Tomie Ohtake. A artista que nasceu em Kyoto, em 1913, completou 101 anos em novembro passado. Ela chegou ao Brasil em 1936.

Tomie Ohtake morreu. Vítima de uma pneumonia, a artista de 101 anos estava internada há uma semana no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Seu corpo será velado (no dia 13 de fevereiro de 2015, das 8h às 14h) no Instituto Tomie Ohtake  – edifício projetado pelo arquiteto Ruy Ohtake, seu filho. 

abre-coisas-que-voce-precisa-saber-sobre-os-100-anos-de-tomie-ohtake

 (/)

Ela sempre desenhou, mas deu prioridade à criação dos filhos, os arquitetos Ruy e Ricardo Ohtake. Só depois dos 40 anos, incentivada pelo artista japonês Keisuke Sugano, decidiu construir uma carreira. Suas obras logo foram premiadas em salões de arte.

Tomie foi uma das artistas mais populares do país. Em 1983, sua primeira retrospectiva atraiu 4 mil pessoas ao Masp, na abertura da mostra.

São mais de 30 obras em espaços públicos, como o painel de aço galvanizado e gesso acartonado do Auditório Ibirapuera, em São Paulo.

Ela costumava dizer: ‘Ainda na ativa, por isso 100 anos’. “O trabalho é uma força vital, foi de sua natureza fazer arte cotidianamente”, diz o filho Ricardo.

No dia 22 de novembro de 2013, o Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, abriu a mostra Gesto e Razão Geométrica, com 80 de suas obras.

01-coisas-que-voce-precisa-saber-sobre-os-100-anos-de-tomie-ohtake

 (/)

02-coisas-que-voce-precisa-saber-sobre-os-100-anos-de-tomie-ohtake

 (/)

03-coisas-que-voce-precisa-saber-sobre-os-100-anos-de-tomie-ohtake

 (/)

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s