Toque de Midas

Você acha que o dourado saiu de moda? Que nada! Ele ressurgiu e está com ares contemporâneos na decoração.

Um título para uma foto sem titulo

 (/)

O dourado subverte tradições e surge mais moderno do que nunca em ambientes contemporâneos. No vai-e-vem da moda, mantém o espírito glamouroso, agora carregado de provocação. Perdeu o ar barroco e ganhou contornos suaves para promover uma composição afinada com o novo jeito de viver sem excessos. “É um curinga na decoração”, diz a arquiteta Debora Aguiar (tel. 11/3889-5888). “O segredo é usá-lo de forma inusitada.” Durante a Revestir 2008 uma empresa trouxe uma cerâmica com flores douradas. Era uma pequena mostra do que ia virar moda logo em seguida.

Brilho extra

Antes confinado a ambientes clássicos, o dourado busca refúgio em espaços pontuados por peças atuais e cores neutras. Repare como nesta sala de jantar, criada por Brunete Fraccaroli (tel. 11/3885-8309), a moldura de madeira rebuscada do espelho faz o contraponto perfeito com os móveis de linhas limpas e produz um efeito suntuoso. “O tom ouro mais apagado, sem brilho, está vindo com tudo”, afirma a arquiteta. “Se for usado com parcimônia, fica bem em qualquer decoração.” Em tempos modernos, ele recebeu o sinal verde para colorir paredes e pisos e revestir almofadas e sofás. Afinal, com seu poder mágico, pode realçar até as atmosferas casuais e transformar a simplicidade em requinte.

Sobre a mesa Origami de laca (Érea, tel. 11/3062-5002), o arranjo com...

 (/)

A mesa de madeira (Montenapoleone, tel. 11/ 3083-2300) e a cadeira de palha f...

 (/)

O sofá (Via, tel. 11/3085-8755) de seda pura recebe as almofadas de cetim le...

 (/)

Veja como o amarelo-ouro do armário laqueado (Conceito Firma Casa, tel. 11/3...

 (/)

Parceria inspirada

Na dose certa, o dourado é a garantia de sucesso na decoração. Especialmente se misturado ao preto. “O resultado deste mix é sempre chique”, opina o arquiteto Toninho Noronha (tel. 11/3167-1787). Mas preste atenção para não exagerar na intensidade do tom e deixar o ambiente cansativo. Leve em consideração sobretudo o tamanho do lugar. Naqueles mais espaçosos, a cor gold pode se tornar uma festa para os olhos. Porém, em salas menores, a tonalidade talvez seja um ruído visual. Como é vibrante, absorve bem transparências e se tornou aliada de arranjos mais minimalistas. “É uma tendência da moda que entrou na casa”, analisa o designer de interiores Gilberto Cioni (tel. 11/3846-9009).

O vaso de Isabelle Tuchband, valoriza a mesinha de laca preta (Conceito Firma...

 (/)

Na sala de jantar, a mesa Saarinen ganhou a companhia das cadeiras ...

 (/)

Bowl de Murano (Benedixt, tel. 11/3081-5606).

 (/)

Revestido de seda dourada (Safira Sedas, tel. 11/3081-5146), o capitonê de m...

 (/)

Encontro vibrante

A combinação equilibrada do dourado com o coral não perde a classe. Enfatiza, sim, o design e traz alegria. Ao lado do branco (e do preto), por sua vez, rompe qualquer traço de monotonia e assegura o ar chique de sempre. “É interessante mesclar os metais a acabamentos diversos”, diz o arquiteto René Fernandes Filho (tel. 11/3815-1627). Além de funcionar bem como um antídoto contra a monotonia, a cor tem outro privilégio: traz sensualidade ao cenário. “É preciso coragem para usar”, acredita o designer de interiores Roberto Negrete (tel. 11/3082-5156). “Exige muita mesura, mas ao mesmo tempo é uma tonalidade excitante, sedutora.”

Do antiquário Autori, o biombo chinês tira a seriedade do sofá (Collectane...

 (/)

Em versão preta, ele (Via) acolhe cômoda de madeira e pequenos mimos, como ...

 (/)

As duas garrafas de cerâmica com a cara de gato (Conceito Firma Casa) fazem ...

 (/)

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s