Três propostas de arte interativa no metrô durante o Design Weekend

Durante o festival, o Grupo Design OK coordena uma ação interativa em estações da linha verde. Já o Coletivo Sipá espalha obras por algumas linhas.

dw-arte-metro-01

 (/)

Design Assinado por Todos

Desenvolvido para o Design Weekend, o projeto Design Assinado por Todos proporciona a interação com o público em quatro estações da linha verde do metrô: Vila Prudente, Alto do Ipiranga, Ana Rosa e Vila Madalena. Os estúdios de design André Cruz, M ao Quadrado, Nada se Leva, Pedro Mendes, Useche, Estúdio Tato, Estúdiobola, Llussá Marcenaria, Nó Design, Paulo Alves + Marcenaria São Paulo e Sergio Fahrer & Jack Fahrer, que integram o Grupo Design OK, assinam móveis, objetos e instalaçõesespecialmente para o projeto.

Durante os dias 23 e 26 de agosto e no horário de funcionamento das estações de metrô, as peças estão disponíveis para interação com os usuários, que podem pintar, desenhar, colar e, assim, deixar sua própria marca.

Roteiro das Artes

Quem frequenta as estações de metrô, já deve ter observado obras de arte contemporânea, o que torna as viagens mais agradáveis. O projeto Arte no Metrô começou em 1978 e conta com 91 obras, entre esculturas, murais, instalações, pinturas, painéis, um painel escultórico e uma poesia, todos expostos em 37 estações. Artistas como Maria Bonomi, Alex Flemming, Geraldo de Barros, Tomie Ohtake, Mário Gruber, Gontran Guanaes Netto, Caciporé Torres, Aldemir Martins, José Roberto Aguilar, Denise Milan, Cláudio Tozzi, Wesley Duke Lee e Antonio Peticov são alguns dos 65 nomes que assinam as obras. Entre os exemplos, na estação Brás da linha Vermelha, Amélia Toledo criou a instalação Caleidoscópio, de aço inoxidável. Na estação Luz, da linha azul, Françoise Schein assina o painel de azulejo Inscrever os Direitos Humanos na Estação da Luz. Para saber mais sobre as obras, acesse o site aqui.

Coletivo Sipá

O painel Fim Lúdico criado por Cholito Chowe fica em exposição no metrô Vila Madalena. Com 6 m de altura, a obra causa impacto aos usuários da estação a partir do dia 24 de agosto. Outras obras do coletivo estão presentes nas estações Clínicas, São Bento e Sumaré.

dw-arte-metro-02

 (/)

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s