Tricô na decoração: vale investir nele

As tramas das peças feitas a mão dão um toque de aconchego a decoração

dicas_informe_imagem_NOVO

 (/)

01-trico-na-decoracao

 (/)

O tricô é sempre um sucesso na decoração: as tramas ajudam a criar peças elegantes e originais. Ele aparece desde sua forma natural, em cobertores sobre a cama, até entre desenhos de papel de parede e todo o tipo de acessórios para casa.

O design artesanal transforma qualquer ambiente em um espaço único. Esqueça de vez a imagem de vovó associada ao tricô, as casas mais descoladas tem pelo menos uma peça trabalhada – seja feito manualmente ou por máquinas específicas.

Mas o que é exatamente o tricô?

Por definição, é a técnica de entrelaçar fios, em que se forma um padrão organizado. Pode ser feito com duas agulhas, com máquinas próprias, com os dedos, com os braços… Nasceu no Egito, com linho e ossos, mas só se tornou popular anos mais tarde, quando os ingleses teceram cachecóis e meias com fios de lã (e por isso é relacionado ao clima frio).

Mesmo associado ao inverno — pelo aconchego e calor das lãs –, o tricô vem ganhando vida também nas estações e países mais quentes, onde a lã é substituída por fios mais leves e maleáveis. Afinal, ainda que ele tenha ficado esquecido por um tempo, nunca foi extinto do dia-a-dia.

Para usar com sabedoria, o tricô deve ser aliado a peças e móveis modernos, para não cair no kitsch. A ideia principal é deixar a casa confortável e convidativa. Cores neutras são uma aposta certeira para deixar o ambiente elegante, principalmente nos detalhes. Peças pequenas, como almofadas, se destacam quando combinadas a outras texturas (cetim, bordados, jeans) e ficam super charmosas. Já cobertores ou mantas roubam a atenção e precisam ser os protagonistas do ambiente, justamente pela área maior de textura e também para evidenciar os detalhes artesanais.

02-trico-na-decoracao

 (/)

O tricô também é encontrado em luminárias, vasos, bancos, pufes, cortinas e o que mais a imaginação e o talento permitirem. O resgate do vintage tem movimentado o mundo da decoração, e não é de hoje. Quando aliado a ideias atemporais, ou seja, que tenham vida útil e beleza eterna, agrega personalidade sem deixar caricato. Vale investir nele.

 

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.