Yankatu abre as portas com coleção inspirada na cultura indígena

Designer inaugura nova marca, hoje, com recepção para imprensa e convidados. A Yankatu, cujo lema é “design com alma”, apresenta suas primeiras peças e coleções

Idealizada pela Maria Fernanda de Paes Barros, as coleções que consagram o inicio da YanKatu refletem o desejo da designer de recuperar a cultura nacional, que, para ela, se perdeu ao longo dos anos. “Minha intenção é valorizar o trabalho das pessoas e contar histórias”, explica a designer, “o que eu quis fazer foi uma releitura da nossa arte brasileira”.

Tribos 

20151006_140628

 (/)

20151006_140546

 (/)

20151006_140602

 (/)

Nesta coleção inspirada na cultura indígena, a designer utilizou madeira de imbuia. Os pingentes fque adornam o buffet e o aparador mais baixo foram feitos pelos índios Nambiquaras com cascas de côco Tucum e Inajá e sementes de Siripiuna.

20151006_140647

 (/)

Os entalhes nas pernas destas peças também chamam a atenção e remetem ao grafismo aplicado nas cuias indígenas da tribo Nambiquara. 

Memórias 

Por trás da estante, da luminária e do banco com revisteiro que compõem esta coleção está a história da estilista Mayumi Ito. Em uma viagem à Muzambinho, os caminhos de Maria e Mayumi se cruzaram, e a designer sentiu o desejo de criar peças que contassem o trajeto difícil da estilista, criada em uma cidade pequena numa época em que o trabalho feminino não era bem visto nem aceito pela sociedade. 

20151006_141953

 (/)

20151006_142003

 (/)

Cheia de ondulações, a estante da linha Memórias reflete os altos e baixos da carreira de Mayumi Ito. De freijó, foi aliado ao tecido  de linho da própria estilista. 

20151006_141304

 (/)

20151006_141258

 (/)

Com peças que contam histórias e buscam reforçar a herança cultural brasileira, a Yankatu inicia suas atividades com muito carinho e cuidado com os detalhes. “Quero que esses móveis realmente adquiram alma e passem de geração em geração”, completa Maria. As encomendas podem ser feitas pelo site, clicando aqui.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s