Alex Hanazaki recebe prêmio internacional com projeto em SP

O jardim da Praça Eliane, no Jockey Club de São Paulo para a CASACOR 2016, deu ao arquiteto e paisagista brasileiro o prêmio ASLA 2017

 (Yuri Seródio/Hanazaki Paisagismo)

O arquiteto paisagista Alex Hanazaki recebeu ontem, no auditório do Los Angeles Convention Center, o prêmio ASLA 2017, da American Society of Landscape Architecture com o projeto erguido em uma área de preservação do antigo ambulatório do Jockey Club de São Paulo, para a CASACOR São Paulo 2016. Hanazaki é o primeiro e único brasileiro a receber a premiação que reconhece um dos seus projetos como o mais bonito do mundo na categoria Design Geral.

 (Yuri Seródio/Hanazaki Paisagismo)

A Praça Eliane, nome do projeto, é um espaço contemporâneo em sincronia com o patrimônio tropical brasileiro e mostra equilíbrio entre os traços geométricos da arquitetura e das vegetações, com as funcionalidades dos produtos industrializados. Hanazaki fez uso de plantas nativas – como o icônico Pau-Brasil – de baixo consumo hídrico e manutenção, reforçando a brasilidade do jardim. “Inseri os 12 exemplares de Pau-Brasil no espaço preservando também espécies já existentes. Achei importante enaltecer e valorizar a natureza local, fazendo relembrar a árvore símbolo do nosso país”, explica o profissional.

 (Yuri Seródio/Hanazaki Paisagismo)

Surpresas apareciam ao longo do caminho do visitante, que era surpreendido por um túnel formado, de um lado, por um imenso jardim vertical e, do outro, por um grande brise feito com estrutura metálica e porcelanatos. “Propositalmente, a pouca luz do corredor fazia com que as retinas dos olhos do público se fechassem para estimular um sentimento de mistério e expectativa, que ao final do percurso, se abria para a contemplação da área externa”, explica.

 (Yuri Seródio/Hanazaki Paisagismo)

O projeto também contou com um espelho d’água revestido de seixos negros de porcelanato e cubos do mesmo material, distribuídos em seu interior, dando origem a um caminho sobre as águas, compostos com pequenos jardins flutuantes.

 (Yuri Seródio/Hanazaki Paisagismo)

 (Yuri Seródio/Hanazaki Paisagismo)

 (Divulgação/CASA CLAUDIA)

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.