
– (Reprodução/Alexandre Machado/Jardim Botânico do Rio de Janeiro/Facebook)
Ontem (13/06), o Jardim Botânico do Rio de Janeiro comemorou 209 anos desde a sua criação. Em sua homenagem, o parque abriu para o público uma área revitalizada com espécies nativas da Amazônia. A região próxima ao lago foi renovada com o apoio da Agência Nacional de Águas.
A “Região Amazônica”, como o espaço é chamado, ganhou um novo projeto paisagístico, mantendo plantas da coleção existente desde 1920, e incluindo espécies como seringueiras, samaúras, pau-mulato, açaizeiro, andiroba, mogno, cacau e castanheiras.
Já a Casa do Pescador, construída em 1936 e inspirada nas moradias tradicionais amazônicas, também foi reformada. Dentro dela, há uma exposição com réplicas de animais nativos e itens culturais.
O objetivo é promover o acesso a informações sobre o bioma, como uma forma incentivar a proteção. A ideia é que as pessoas compreendam a importância da Amazônia para o clima brasileiro e para a diminuição da poluição. “O Jardim Botânico talvez seja um espaço de educação ambiental adequado para trazer essa reflexão”, disse o Ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho, presente na cerimônia de aniversário do parque.
Confira o vídeo disponibilizado pelo Jardim Botânico do Rio de Janeiro sobre a Região Amazônica!
Fonte: Terra