Paisagismo: 10 perfis incríveis para você seguir no instagram
Siga no insta os paisagistas mais badalados do país e descubra jardins incríveis, povoados por espécies que enchem os olhos
Por Jéssica Michellin
access_time
9 jul 2015, 18h23
O paisagismo é fundamental em qualquer projeto residencial, comercial ou de espaços públicos. Além de embelezar as áreas externas, as plantas melhoram a qualidade do ar e trazem a sensação de bem-estar para quem convive naquele espaço. “O jardim é um espaço vivo, em constante renovação, como a água”, conta o paisagista Gilberto Elkis. Para ele, não importa o local ou a dimensão do jardim. “É na renovação constante de plantas, ideias e artes que busco trazer um ato ecológico e social aos meus projetos, melhorando a vida das pessoas”, finaliza. Para você curte o tema, selecionamos 10 perfis de paisagistas que valem a pena seguir. Divirta-se!
-
1.
zoom_out_map
1/10 (@gilbertoelkis)
@gilbertoelkis. Há mais de vinte anos no mercado, o paisagista Gilberto Elkis é um dos mais conhecidos do país. Figura carimbada em mostras nacionais, como a CASA COR São Paulo, Gilberto chegou a lançar o livro “degustação de paisagens”. O projeto da foto foi feito em Avaré (SP).
-
2.
zoom_out_map
2/10 (@luizcarlosorsini)
@luizcarlosorsini. Natural de Minas Gerais, o belo-horizontino Luiz Carlos Orsini trabalha com paisagismo desde 1979 e também já publicou uma coletânea com imagens de seus projetos. Este da foto foi feito em Inhotim, o maior museu de arte contemporânea a céu-aberto do mundo.
-
3.
zoom_out_map
3/10 (@robertoriscala_paisagismo)
@robertoriscala_paisagismo. Roberto Riscala é paisagista desde 1986 e sempre busca as melhores soluções para a área externa em seus projetos. Ao completar 25 anos de carreira, lançou o livro “Os Jardins de Roberto Riscala”, que reúne fotos, explicações e detalhes de 20 projetos feitos por ele. Nesta imagem, um jardim feito para uma casa no condomínio de luxo Quinta da Baroneza.
-
4.
zoom_out_map
4/10 (@mfaisalpaisagismo)
@marcelofaisal. Marcelo Faisal despontou, na década de 90, e, até hoje, é um dos nomes fortes do paisagismo brasileiro. Uma das características de seu trabalho é a simplicidade aliada ao uso mais eficiente dos recursos naturais. Neste projeto, chamado “Jardim do Semiárido”, Faisal utilizou Cactos, agaves, aloes... O ambiente faz parte da mostra CASA COR São Paulo 2015.
-
5.
zoom_out_map
5/10 (@gilfialhopaisagismo)
@gilfialhopaisagismo. Gil Fialho acredita que, além do benefício ecológico, um jardim deve resgatar a identidade do local em que está inserido – sempre integrando o conjunto arquitetônico de forma harmônica. Na foto, o projeto de paisagismo feito no condomínio Fazenda da Boa Vista, em Itu (SP).
-
6.
zoom_out_map
6/10 (@danielnunes_paisagismo)
@danielnunes_paisagismo. O paisagista Daniel Nunes já participou de importantes mostras do país, como a CASA COR São Paulo. Atualmente, o profissional possui escritório em Campinas (SP). Na foto, o projeto feito pelo profissional para o SPA Lake Villas, em Amparo (SP). Destaque para o maciço de caliandras rosas, que constrastam com as variadas tonalidades de verde.
-
7.
zoom_out_map
7/10 (@marcelonovaespaisagismo)
@marcelonovaespaisagismo. Ainda como estudante, em 1975, Marcelo Novaes começou a trabalhar com projetos paisagísticos e não parou mais. O profissional lançou o livro “Os jardins de Marcelo Novaes”, editado em português, inglês e mandarim e distribuído em vários países. Na foto, o projeto conta com as plantas bismarkia nobilis.
-
8.
zoom_out_map
8/10 (@cate_poli_paisagismo)
@cate_poli_paisagismo. O escritório Cate Poli Paisagismo atua no mercado desde 1998. Na foto, o projeto feito para a Casa Cor São Paulo 2008.
-
9.
zoom_out_map
9/10 (@paisagismoouroverde)
-
10.
zoom_out_map
10/10 (@f_o_l_h_a_paisagimo)
@f_o_l_h_a_paisagismo. Os arquitetos paisagistas Luiz Felipe e Luiz Gustavo são irmãos gêmeos nascidos na cidade de São Paulo comandam a Folha Paisagismo. Na foto, o projeto de um jardim vertical.