Plantas brasileiras e toque europeu no jardim de Gilberto Elkis
Verões e invernos, cada um a seu modo, são intensos em Curitiba. Foi pensando nesses extremos que o paisagista Gilberto Elkis planejou este jardim
Por Lucila Vigneron Villaça
access_time
16 jun 2017, 09h00
Curitiba é uma das cidades mais frias do Brasil. Porém, assim como o inverno aqui pode testemunhar geadas e temperaturas negativas, no verão os termômetros batem na casa dos 30 0C. Diante desse clima, foi natural para o paisagista Gilberto Elkis propor uma combinação igualmente eclética: espécies tropicais e plantas típicas de regiões temperadas convivem no jardim de 4 mil m², que inclui piscina, pergolado, deque e horta de temperos. “O conjunto tem uma atmosfera europeia, mas também um quê de tropical, mais exuberante. Não segui um estilo definido e preferi uma mistura dessas influências, o que é a cara da cidade”, diz ele. Apesar da clara opção por folhagens, o cenário de verdes variados também revela outros tons: espalhadas aqui e acolá, gardênias, estrelítzias e agapantos abrem suas flores e perfumam os vários caminhos, estrategicamente demarcados por pisos de mármore em meio à vegetação. Para aumentar o encanto, Elkis apostou em árvores frutíferas, como limoeiros e jabuticabeiras, que fazem do jardim uma boa pedida no inverno e no verão.
-
1. jardim Gilberto Elkis em Curitiba
zoom_out_map
1/11 A cerca-viva de murta realça o vaso de cerâmica (Jardí). (Renato Elkis/Revista CASA CLAUDIA)
-
2. jardim Gilberto Elkis em Curitiba
zoom_out_map
2/11 Neste canto, aparecem, em primeiro plano, florzinhas roxas de lavanda e, ao fundo, buxinhos, podados em formato de bola. (Renato Elkis/Revista CASA CLAUDIA)
-
3. jardim Gilberto Elkis em Curitiba
zoom_out_map
3/11 A árvore à esquerda é uma jabuticabeira, que vem acompanhada de estrelítzias. À direita na foto, guaimbês marcam presença. O canteiro ao fundo reúne plumbagos. Placas de mármore delineiam um dos percursos, que contorna o jardim. (Renato Elkis/Revista CASA CLAUDIA)
-
4. jardim Gilberto Elkis em Curitiba
zoom_out_map
4/11 O pufe convida ao relax sobre o deque de madeira, vizinho de um limoeiro. (Renato Elkis/Revista CASA CLAUDIA)
-
5. jardim Gilberto Elkis em Curitiba
zoom_out_map
5/11 Apesar de monocromático, o jardim passa longe da monotonia graças a diferentes volumes e texturas. O ambiente de estar é perfeito para os drinques antes do mergulho na piscina (revestida de pedras da Palimanan). (Renato Elkis/Revista CASA CLAUDIA)
-
6. jardim Gilberto Elkis em Curitiba
zoom_out_map
6/11 Esta área, apesar de planejada detalhadamente, concentra formas mais selvagens e, por isso, parece um trecho de natureza intocada. O mix junto ao muro baixinho de pedra caracteriza bem a variação de espécies do projeto: logo acima da murta, comum na Europa, fica o plumbago, que, com suas flores azuladas, é indicado para lugares de clima tropical. (Renato Elkis/Revista CASA CLAUDIA)
-
7. jardim Gilberto Elkis em Curitiba
zoom_out_map
7/11 A tuia-jacaré se esparrama sobre o deque de madeira neste canto do jardim. (Renato Elkis/Revista CASA CLAUDIA)
-
8. jardim Gilberto Elkis em Curitiba
zoom_out_map
8/11 O pergolado com estrutura de ferro e cobertura de troncos de eucalipto apoia a glicínia, um tipo de trepadeira. Além de ser um ponto de encontro, o local funciona como mirante, de onde é possível apreciar o canteiro de lavandas (que reforça o time de espécies europeias do projeto) e as folhas recortadas dos guaimbês (uma planta brasileira autêntica). (Renato Elkis/Revista CASA CLAUDIA)
-
9. jardim Gilberto Elkis em Curitiba
zoom_out_map
9/11 A jabuticabeira, com sua copa poderosa, oferece sombra para o conjunto de estrelítzias (a vegetação mais alta) e viburnos. No canto interno do caminho de mármore, Elkis colocou um cipreste italiano, um clássico da região da Toscana, e temperos diversos, plantados em vasos de cerâmica. No lado oposto, gardênias acompanham outras ervas aromáticas, reunidas num canteiro de tijolos à vista. (Renato Elkis/Revista CASA CLAUDIA)
-
10. jardim Gilberto Elkis em Curitiba
zoom_out_map
10/11 Tons verdes e texturas se sobrepõem neste clique: em primeiro plano, estão arbustos de gardênias e plumbagos. À esquerda, um ramo de capim-dos-pampas e, logo atrás, uma fileira de iucas. As árvores mais ao fundo já existiam no terreno. (Renato Elkis/Revista CASA CLAUDIA)
-
11. jardim Gilberto Elkis em Curitiba
zoom_out_map
11/11 Quem chega vê esta linda combinação de viburnos e agapantos (à esq.). Buxinhos podados em formato de bola se espalham pelo caminho. (Renato Elkis/Revista CASA CLAUDIA)