Plantas invadem a casa da florista Janine Vermeulen

Não é preciso ter um jardim para viver cercado de plantas. Confira como montar uma paisagem indoor

Não é preciso ter um jardim para viver cercado de plantas. Confira como montar uma paisagem indoor

 (Warren Heath/Bureaux/Revista CASA CLAUDIA)

Para a florista Janine Vermeulen, na hora de distribuir as plantas pelos ambientes de casa, mais é mais. Seu approach maximalista traz um ar de fantasia tropical aos espaços.

Não é preciso ter um jardim para viver cercado de plantas. Confira como montar uma paisagem indoor Janine Vermeulen, dona do estúdio Foraged, na Cidade do Cabo, colocou a magnólia e a areca-bambu em destaque no ambiente.

Janine Vermeulen, dona do estúdio Foraged, na Cidade do Cabo, colocou a magnólia e a areca-bambu em destaque no ambiente. (Warren Heath/Bureaux/Revista CASA CLAUDIA)

Ela sugere apostar na mistura – de tamanhos, formatos de folhas, tons verdes e texturas – para deixar o paisagismo indoor mais interessante. “Agrupe as espécies como você faria com objetos”, diz.

Veja também
Não é preciso ter um jardim para viver cercado de plantas. Confira como montar uma paisagem indoor Entre a coleção de máquinas de costura ficam vasos de aspargo-alfinete e filodendro pendente.

Entre a coleção de máquinas de costura ficam vasos de aspargo-alfinete e filodendro pendente. (Warren Heath/Bureaux/Revista CASA CLAUDIA)

Aproveite os cantos da sala, as prateleiras altas, as mesinhas de centro, o parapeito da janela e até os intervalos entre os potes da cozinha para dispor os vasos.

Não é preciso ter um jardim para viver cercado de plantas. Confira como montar uma paisagem indoor Uma antiga gaveta de cozinha, pintada de preto, virou um nicho de parede com pileia, adiantum e asplênio.

Uma antiga gaveta de cozinha, pintada de preto, virou um nicho de parede com pileia, adiantum e asplênio. (Warren Heath/Bureaux/Revista CASA CLAUDIA)

Nas lojas de jardinagem, as diferentes opções de suportes, como hangers e apoios de alturas variadas, também ajudam a enriquecer o décor. Tanta diversidade à vista pede uma base neutra como fundo. Por isso, Janine adotou o preto e o branco nas paredes, no mobiliário e nos acessórios a fim de valorizar as protagonistas do pedaço.

Não é preciso ter um jardim para viver cercado de plantas. Confira como montar uma paisagem indoor O uso de terrários (Angles & Earth), com bonsais de oliveiras, e hangers (House of Grace), com espécies pendentes, deixa o arranjo sobre a cômoda com jeito de instalação. O segredo está na variação de alturas.

O uso de terrários (Angles & Earth), com bonsais de oliveiras, e hangers (House of Grace), com espécies pendentes, deixa o arranjo sobre a cômoda com jeito de instalação. O segredo está na variação de alturas. (Warren Heath/Bureaux/Revista CASA CLAUDIA)

Outro ponto importante para garantir um visual bonito é cuidar bem das espécies, claro. Por isso, pesquise sobre as necessidades de cada uma ou procure a ajuda de um jardineiro.

Veja também
Não é preciso ter um jardim para viver cercado de plantas. Confira como montar uma paisagem indoor O hall de entrada anuncia uma casa cheia de verde. No banco, ficam lírio-da-paz, jiboia e dicksonia (no cesto) e, no piso, vasos de aspargo-alfinete.

O hall de entrada anuncia uma casa cheia de verde. No banco, ficam lírio-da-paz, jiboia e dicksonia (no cesto) e, no piso, vasos de aspargo-alfinete. (Warren Heath/Bureaux/Revista CASA CLAUDIA)

As que precisam de mais luz devem ficar perto das janelas, e as de sombra, em áreas protegidas. “Em geral, folhas amareladas indicam água em excesso, e as manchas marrons, falta de rega”, explica a florista.

Não é preciso ter um jardim para viver cercado de plantas. Confira como montar uma paisagem indoor Livros dividem espaço com o asplênio e a pileia na mesa lateral.

Livros dividem espaço com o asplênio e a pileia na mesa lateral. (Warren Heath/Bureaux/Revista CASA CLAUDIA)

Para dosar a irrigação (e também saber se está na hora de trocar de vaso porque a muda cresceu demais ou de completar a quantidade de terra) vale observar: sempre faça uma blitz no seu jardim doméstico! Janine recomenda ainda adubar uma vez por mês.

Não é preciso ter um jardim para viver cercado de plantas. Confira como montar uma paisagem indoor A madeira no tom natural da mesa de centro, original dos anos 1960, realça o conjunto sobre o tampo, que traz pileia, jiboia, filodendro pendente e costela-de-adão.

A madeira no tom natural da mesa de centro, original dos anos 1960, realça o conjunto sobre o tampo, que traz pileia, jiboia, filodendro pendente e costela-de-adão. (Warren Heath/Bureaux/Revista CASA CLAUDIA)

Entre suas escolhas favoritas para encher a casa de verde estão os filodendros, família que inclui o antúrio, o pacová, o guaimbê e a costela-de-adão. “Todos são de baixa manutenção e sobrevivem com pouca luz, mas crescem rápido e dão folhas grandes e viçosas”, ensina.

Não é preciso ter um jardim para viver cercado de plantas. Confira como montar uma paisagem indoor Não falta luz na área da bay-window para cultivar areca-bambu, fgueira e jasmim-estrela. As plantas formam uma espécie de cortina, que ajuda a aumentar a privacidade e refrescar o ambiente.

Não falta luz na área da bay-window para cultivar areca-bambu, fgueira e jasmim-estrela. As plantas formam uma espécie de cortina, que ajuda a aumentar a privacidade e refrescar o ambiente. (Warren Heath/Bureaux/Revista CASA CLAUDIA)

Não é preciso ter um jardim para viver cercado de plantas. Confira como montar uma paisagem indoor O fícus (a planta mais alta) delimita o canto de leitura, montado em torno da poltrona dos anos 1950. Suportes de vaso e hanger de metal da Swagger Collective.

O fícus (a planta mais alta) delimita o canto de leitura, montado em torno da poltrona dos anos 1950. Suportes de vaso e hanger de metal da Swagger Collective. (Warren Heath/Bureaux/Revista CASA CLAUDIA)

Siga CASA CLAUDIA no Instagram

 (Divulgação/CASA CLAUDIA)

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s