
Jardim de inverno em apartamento de 240 m² do arquiteto Marcelo Couto, em edificio desenhado por Rino Levi, com projeto de reforma feito pelo próprio morador. (Divulgação/ATEC/Revista CASA CLAUDIA)
Pequenos refúgios dentro de casa, os jardins de inverno têm um charme irresistível. Mas, é preciso saber quais espécies são as mais indicadas para o ambiente e como prepará-lo para elas. Pensando nisso, conversamos com os paisagistas Vera Pezzini, Maricy Pissinatti e Rodrigo Oliveira, que nos deram dicas preciosas. Confira:
1. Tipo de jardim
O primeiro passo é resolver que tipo de jardim você deseja: plantado em canteiros ou vasos.
Canteiros
Se o canteiro for de alvenaria é necessário instalar um sistema de escoamento da água das regas, como um ralo acoplado à tubulação pluvial. Feito isso, é hora de montar as camadas. De cima para baixo elas devem levar
– argila expandida (com 3 centímetros de altura);
– manta de drenagem, cortada com 10 centímetros de sobra em relação à medida do canteiro;
– terra adubada (de 30 a 50 cm de altura).
Vasos
Assim como no caso dos canteiros, é preciso ter um ralo por perto para escoar o excesso de água das regas. Quando for compor o local, a dica é misturar as alturas e os modelos dos recipientes.
2. Escolha das plantas
Depois de determinar o tipo de jardim, a próxima etapa é a escolha das plantas, que devem ser escolhidas de acordo com a insolação do espaço. Confira:
Pleno sol
– Suculentas;
– Dracenas;
– Frutíferas em geral.
Meia-sombra
– Asplênios;
– Pacovás;
– Murtas;
– Bromélias;
– Lírios.
Depois de definir as espécies, é só seguir as recomendações de cada uma quanto a rega, poda e adubação e ver seu jardim de inverno crescer e ganhar vida!