
– (Reprodução/Eric Huang/ArchDaily)
Um novo museu deve abrir em outubro em Barcelona, Espanha. A Casa Vicens, a primeira casa projetada por Antoni Gaudí, passou por processos de restauração e, pela primeira vez, o imóvel, que é considerada Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO, será aberto ao público. O museu exibirá trabalhos de Gaudí entre outras exposições – mas só o fato de poder entrar em uma obra feita pelo arquiteto catalão já vale a experiência!

– (Reprodução/Ian Gampon/ArchDaily)
Em 1883, Manel Vicens encomendou ao arquiteto a construção do que seria sua casa de verão. Naquela época, Gràcia, agora um bairro cosmopolita de Barcelona, era uma cidade separada. O edifício permanece completamente independente, sem construções ao seu lado e tem muito destaque no bairro de ruas estreitas e população densa.

– (Reprodução/Ian Gampon/ArchDaily)
O projeto é obra-chave para a compreensão da arquitetura de Gaudí e do desenvolvimento do modernismo de Barcelona. Embora a estrutura tenha sido ampliada respeitando o projeto original pelo arquiteto Joan Baptista Serra de Martínez em 1925, o projeto do museu tem tentado preservar a essência de Gaudí, evitando grandes interferências e modernizações.

– (Reprodução/Ian Gampon/ArchDaily)
Os arquitetos do projeto de renovação, José Antonio Lapeña, Elías Torres e David García, defendem a essência e a originalidade da obra. Por isso, enfatizam que o principal objetivo do projeto sempre foi mostrar a obra original.

– (Reprodução/Ian Gampon/ArchDaily)
O museu vai tentar manter um nível sustentável de turismo, desenvolvendo um plano de baixo impacto turístico que inclui a possibilidade de que a rua na entrada seja parcialmente destinada apenas para pedestres. O ideal é que 20% dos visitantes sejam moradores da região, um grande desafio considerando que o número médio de visitantes locais nos museus de Barcelona é de 10%. Estima-se que 150 mil pessoas irão visitar o local a cada ano, em pequenos grupos e de preferência com reservas on-line para evitar filas que dificultem o funcionamento normal do bairro. A exposição permanente será dividida em três blocos temáticos: a história da propriedade, Casa Vicens como o manifesto essencial da obra de Gaudí e o contexto social, cultural e artístico da casa.
Fonte: ArchDaily