Ainda dá tempo de conhecer uma raridade de Niemeyer na Casa Cor MG
Prorrogada até 29 de outubro, a Casa Cor Minas dá a oportunidade ao visitante de conhecer uma das preciosidades da arquitetura moderna brasileira.
Por Cristina Bava
access_time
21 dez 2016, 10h31 - Publicado em 22 out 2013, 12h36
Assinada pelo mestre Oscar Niemeyer, a construção foi desenhada para a família Dalva Simão, em 1954. A casa caracteriza-se pela cobertura sinuosa sustentada por paredes curvas e pilares metálicos. “Estamos diante de um tratado social em forma de arquitetura”, afirma o arquiteto mineiro Pedro Lázaro, um dos destaques da Casa Cor Minas. Além da arquitetura espetacular, o passeio encanta os visitantes ao propor um percurso agradável entre ambientações que reverenciam a obra do mestre e estabelecem um diálogo atual com o entorno. Conheça abaixo os espaços imperdíveis eleitos pela CASA CLAUDIA LUXO.
-
1.
zoom_out_map
1/11
A casa Alberto Dalva Simão, de 1953, ocupa quase um quarteirão inteiro e chama a atenção de quem passa pelo bairro São Luiz, na Pampulha, em Belo Horizonte.
-
2.
zoom_out_map
2/11
As formas sinuosas da arquitetura de Oscar Niemeyer aparecem entre a vegetação exuberante criada por Burle Marx.
-
3.
zoom_out_map
3/11
No interior da casa painéis de jacarandá e de pinho-de-riga revestem as paredes curvas, marca registrada do arquiteto.
-
4.
zoom_out_map
4/11
O jardim criado pela arquiteta Anaine Viera Pitchon procura resgatar o paisagismo original da casa. Destaque para uso da trapoeraba roxa espécie muito usada nos jardim da década de 1950.
-
5.
zoom_out_map
5/11
Na varanda, a parede curva original se integra perfeitamente ao jardim topical da propriedade. Assinada por Anaine Viera Pitchon, a ambientação usa mobiliário brasileiro como a poltrona Astúrias, de Carlos Motta.
-
6.
zoom_out_map
6/11
Convidado pela empresa Live Automação, o arquiteto Carico (Carlos Alexandre Dumont) assina a sala de cinema. O espaço, pensado para aliar tecnologia e conforto, usa o mesmo equipamento oferecido pelas salas de cinemas mais modernas do mundo.
-
7.
zoom_out_map
7/11
A arquiteta Eduarda Corrêa faz uma homenagearem a década de 50. Os painéis de madeira foram criados para acompanhar a linguagem da casa. Também serão utilizadas obras de artes pertencentes a um colecionador particular, com destaque a obras de Burle Marx que foi parceiro de Oscar Niemeyer em diversos trabalhos.
-
8.
zoom_out_map
8/11
Projetado pela designer de interiores Lena Pinheiro, o living da casa, dividido em dois ambientes, tem decoração marcada pela valorização do painel original de jacarandá.
-
9.
zoom_out_map
9/11
O piso e parede em pedra sabão contrastam com cobertura em madeira no projeto assinado por Pedro Lázaro. Toda a ambientação é composta por peças criadas por designers mineiros.
-
10.
zoom_out_map
10/11
O piso e parede em pedra sabão contrastam com cobertura em madeira no projeto assinado por Pedro Lázaro. Toda a ambientação é composta por peças criadas por designers mineiros.
-
11.
zoom_out_map
11/11
Pedro Lázaro assina uma das construções feitas fora da casa original. Grandes planos envidraçados são sucedidos por volumes em aço carbono.