Arte à carioca: confira os destaques da feira ArtRio

A 6ª edição da ArtRio, feira internacional que reúne mais de 70 galerias com um acervo recheado de nomes consagrados, aconteceu no Pier Mauá

01-feira-art-rio-cobertura

 (/)

Entre os dias 28 de setembro e 02 de outubro, o Rio de Janeiro se transformou na capital internacional das artes plásticas – moderna e, sobretudo, contemporânea. Foi no Pier Mauá, que engloba os armazéns dois, três e quatro do Cais do Porto, onde aconteceu a 6ª edição da ArtRio, feira internacional que reúne mais de 70 galerias com um acervo recheado de nomes consagrados como Lygia Clark, Yoyoi Kusama, Volpi, Vik Muniz, Basquiat e, ainda, talentos recém-revelados, que começam a despontar.

02-feira-art-rio-cobertura

 (/)

Para não se perder em meio a tanta informação, encantamento e estímulo visual, duas seções foram definidas para facilitar a visitação: Panorama, com galerias nacionais e internacionais já estabelecidas, e Vista, dedicada aos espaços jovens, com até 10 anos de existência. No último galpão, a IDA reúne vários ambientes dedicados ao design, com móveis vintage assinados e criadores badalados de todo o Brasil.

03-feira-art-rio-cobertura

 (/)

Mas muito mais aconteceu pela cidade: mostras por todos os lados, vernissages, performances, obras ocupando jardins, áreas públicas e descobertas bacanas que valem a pena entrar para a agenda cultural carioca. Fomos visitar algumas das programações e listamos aqui as que se destacaram – além de dicas de nomes para ficar de olho. Confira:

01-feira-art-rio-cobertura-eventos

 (/)

No espaço da galeria A Gentil Carioca, o sábado foi marcado pelo desfile da estilista Luiza Marcier, no qual cinco modelos percorreram os corredores da feira de arte explorando diferentes formas de usar os lenços com traço artístico, assinados por Rafael Alonso. Já no estande da galeria carioca Colecionador, um autorretrato de Basquiat, pintado entre 1982 e 1983, foi um luxo para ver e apreciar, com valor estimado na casa dos milhões.

02-feira-art-rio-cobertura-eventos

 (/)

A Galeria de Miami, a Rudolf Budja, trouxe uma tela icônica de Andy Warhol, que retrata em tons fortes o retrato de Mao Tse-Tung, feita em 1972. Na David Zwirner Gallery, com sede em Londres e Nova York, a peça que chamava atenção era a escultura de um cão by Yayoi Kusama. Foi rapidamente arrematado, logo na abertura da feira.

03-feira-art-rio-cobertura-eventos

 (/)

Quem passou pelo ambiente da Anita Schwartz se emocionou com a enorme  árvore, pintada em nanquim sobre vidro. Trabalho primoroso da artista carioca Claudia Melli. Novas séries de Vik Muniz estiveram na galeria Nara Roesler, que tem sede no Rio e em São Paulo e, em breve, abre espaço em Nova York.

04-feira-art-rio-cobertura-eventos

 (/)

A UQ! EDITIONS, especializada em livros de artista com originais, apresentou a exposição Minhas Impressões, com trabalhos inéditos de Luiz Zerbini. Na IDA, todas as peças selecionadas eram únicas ou de série limitada. No estande da Editora Olhares, estavam expostos vários títulos voltados para o design, área em que Otavio Nazareth, o nome por trás dos lançamentos, se especializou. 

05-feira-art-rio-cobertura-eventos

 (/)

Os móveis desenhados com troncos do atelier Hugo França se destacam, assim como o mobiliário vintage assinado por profissionais como José Zanine Caldas e Joaquim Tenreiro.

06-feira-art-rio-cobertura-eventos

 (/)

A programação paralela se estendeu à ArtRua, festival de arte urbana que acontece no Santo Cristo, em um galpão de 7500 metros quadrados. Ali há sessões de live painting e, durante todo o evento, um painel de 14 metros de altura, com assinatura de Clara Valente, Robézio Marqs e Bozó Bacamarte ganhou forma. 

07-feira-art-rio-cobertura-eventos

 (/)

Também durante o evento, os jardins do Museu da República se transformaram em palco para o INTERVENÇÕES Bradesco ArtRio. Vários artistas, entre eles Cláudia Chaim, Zoé Gruni, André Griffa, Alessandro Sartore, Barrão, participaram da quarta edição do projeto, que trouxe frescor à paisagem urbana carioca com esculturas e instalações expostas a céu aberto.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s