Bienal de Design: “Valorizar nosso traço”, por Freddy Van Camp

No segundo artigo da série sobre a 5a Bienal Brasileira de Design, programada para maio de 2015 em Florianópolis, um dos curadores, Freddy Van Camp*, defende o objetivo da mostra.

“Temos designers e equipes inteiras sendo exportados para sedes de grandes empresas internacionais”, Freddy Van Camp. 

Nos mais de 50 anos de história do design brasileiro, pouco temos feito em termos de sua institucionalização. Mesmo assim, ele é cada vez mais apreciado. Podemos chamar de uma estratégia informal a tentativa de torná-lo visível por meio de exposições. Com a próxima edição da Bienal Brasileira de Design, surge outra oportunidade de valorizar esse importante personagem da cultura e da economia nacionais, além de mostrar ao mundo um Brasil diferente dos estereótipos. Nos últimos anos de abertura de mercado e globalização, nosso desenho vem se destacando pela qualidade a despeito de ser quase ignorado pela classe dirigente. E fomos pioneiros na criação de mostras na área. Em 1968, realizamos no Rio de Janeiro a primeira bienal do mundo, que se repetiu em 1970 e 1972, passando pelas edições de 1990 e 1991 em Curitiba, até as mais recentes, de 2006, 2008, 2010 e 2012, em diversas capitais. Temos peças comentadas no Salão do Móvel de Milão há mais de uma década e inúmeras premiadas no alemão iF Design Award. Também fguramos como grande expositor em prêmios internacionais como o Idea, o Red Dot e o Cannes Lions. O resultado disso é ver produtos de toda sorte reconhecidos no exterior, de veículos a fontes tipográfcas. Por isso, a próxima bienal e seu tema, Design para Todos, são opor tu nidades de, fnalmente, convencer o empresariado e o público de que não se trata de diletantismo de privilegiados, mas de um fator de qualidade de vida e desenvolvimento econômico.

*O designer Freddy Van Camp será curador adjunto da bienal de 2015, na qual assina a exposição Memória: LBDI.

64-bienal-de-design-valorizar-nosso-traco-por-freddy-van-camp-2

 (/)

64-bienal-de-design-valorizar-nosso-traco-por-freddy-van-camp-1

 (/)

64-bienal-de-design-valorizar-nosso-traco-por-freddy-van-camp-3

 (/)

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s