Calatrava projeta terminal do novo World Trade Center

O arquiteto espanhol queria evocar um pássaro voando no edifício que parece ter asas

01-projeto-de-calatrava-terminal-do-novo-world-trade-center-sera-inaugurado

 (/)

A estação multimodal do novo World Trade Center, em Nova York, vai ser inaugurada parcialmente na primeira semana de março, mais de dez anos depois que a construção começou. O exterior do edifício, que substitui aquele destruído no atentado de 11 de setembro de 2001, está pronto, mas o interior deve ser finalizado ainda este ano.

02-projeto-de-calatrava-terminal-do-novo-world-trade-center-sera-inaugurado

 (/)

O terminal que parece ter asas, projetado pelo arquiteto Santiago Calatrava e chamado de Oculus, tem uma rede de caminhos para pedestres que levam às linhas de trem e metrô no subsolo. O espanhol queria evocar um pássaro voando, com paredes brancas que parecem costelas. O Oculus conta com uma claraboia que se estende por 100 metros no telhado curvo. Ela será aberta em dias de tempo bom e, anualmente, em 11 de setembro.

O custo do projeto é de 3,9 bilhões de dólares, quase o dobro do estimado quando ele foi divulgado em 2004, e um dos pontos criticados no trabalho de Calatrava.

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.