CASA CLAUDIA destaca ambientes de Casa Cor Rio Grande do Sul
Nossa equipe selecionou os ambientes mais inovadores da mostra. Confira.
Por Reportagem Visual Aldi Flosi | Texto Cristina Dantas | Fotos Evelyn Müller
access_time
19 jan 2017, 15h15 - Publicado em 10 jul 2013, 18h46
A proposta para os profissionais de Casa Cor Rio Grande do Sul encerrava um desafio: “Um novo olhar” era o que eles deveriam exercitar nos 41 ambientes de duas mansões no bairro Três Figueiras. O que transparece em todos é a busca do aconchego. Confira a cobertura completa neste link.
-
1.
zoom_out_map
1/6
Viver com requinte. Pensando em um casal de executivos exigentes quanto a conforto e sofsticação, a arquiteta Lídia Maciel criou o espaço batizado de The Loft. Em 117 m2, notam-se materiais e acabamentos de primeira linha, como o sofá de veludo azul debruado em folhas de ouro, a parede recoberta com ébano de macassar (Florense Goethe) e o par de luminárias pendentes de cristal (Broilo).
-
2.
zoom_out_map
2/6
Aura masculina. Linhas retas, tons sóbrios e materiais como couro, concreto e metal compõem o living assinado por Rafael Kroth, impregnado de uma inconfundível atmosfera masculina em 28 m2. O design de qualidade comparece em peças como as poltronas Paulistano, de Paulo Mendes da Rocha (Faro Design). Para aquecer na temporada de baixas temperaturas, o profssional instalouuma lareira de basalto a alcool (Arcaz), que não emite fumaça e dispensa o uso de um duto exaustor. Abaixo, fotograf ia de Wesley Santos (Escritório de Arte).
-
3.
zoom_out_map
3/6
Reciclar e reaproveitar. Vários estudantes dividindo um mesmo espaço: esse foi o clima que as designers de interiores AndressaJusto e Isabel Marroni, formadas pelo curso de design da Ulbra (Universidade Luterana do Brasil), recriaram nesta #republyca ulbra, com a arquiteta Rosane Dariva Machado. Reciclagem e reaproveitamento de materiais foram preocupações no ambiente. Destacam-se a foto de Rodrigo Marrone e o tapete de pneu reciclado Musgo Design.
-
4.
zoom_out_map
4/6
No calor ou no frio. Um terraço não precisa ser usado apenas no verão. E pode ser um espaço tão acolhedor quanto sofsticado. Baseada nessas premissas, a arquiteta Cris Schmitz propôs o Terraço Conceito Luxo Tropical, em que a interação com a natureza chama a atenção, a começar pela parede vertical forrada de samambaias. Inundado pela luz natural, o terraço exibe mobiliário de linhas retas, como o sofá de módulos componíveis (Mac).
-
5.
zoom_out_map
5/6
Volta ao mundo. Tudo começou com o papel de parede (Textura Tecidos) que estampa a colonização inglesa na Índia. O arquiteto Zeca Amaral misturou a ele reminiscências orientais e organizou o living, em que potiches chineses repousam sobre a mesa de folha de fandres, em frente ao sofá de listras azuis. É como o garimpo de toda uma vida, com aconchego e arte, a exemplo das fotos de CarlosPasquetti e obras de Nelson Leirner (Bolsa de Arte).
-
6.
zoom_out_map
6/6
Para o desfrute. As referências à África do Sul não são mera coincidência no espaço criado por Luiz Sentinger. As viagens do arquiteto ao país inspiraram os tons sóbrios, o couro e a madeira, que compõem os 140 m2 do ambiente A Casa É Sua. No living, a mesa feita de ripas de madeira de demolição, com 1,10 x 1,20 m, e a poltrona de couro italiano (ambos da Casa Quintino) dão o tom acolhedor. Tela de Gelson Radaelli (Bolsa de Arte).