CASA CLAUDIA destaca os cenários mais inspiradores da Mostra Black
A Mostra Black traz ambientes que se valem da bonita luz, que atravessa panos de vidro do edifíco, para esbanjar elegância e apresentar soluções de decoração.
Por Reportagem Visual Aldi Flosi | Texto Cláudia Nogueira | Fotos Salvador Cordaro
access_time
19 Jan 2017, 15h15 - Publicado em 12 Jun 2013, 13h09
-
1.
zoom_out_map
1/9
Toque de calor - As jovens da Triplex Arquitetura – Adriana Helú, Carolina Oliveira e Marina Torre Lobo – pensaram em um canto para descansar do frenesi urbano e folhear um livro no ambiente batizado de Estar Contemporâneo. Elas apostaram em tons pastel e peças multiúso, a exemplo do banco e do conjunto de malas, que fazem bonito também como mesinhas laterais. No frio, a lareira de mármore bronze armani rouba a cena. Um pórtico de madeira emoldura a janela e o skyline da cidade.
-
2.
zoom_out_map
2/9
Luz e sombra - Aqui, o bambu é o protagonista. A madeira, utilizada no piso, aparece no teto, instalada como ripas. “Além de belo, o posicionamento delas no forro proporciona conforto acústico”, diz Guilherme Torres, autor do projeto, inspirado na suíte de um hotel design. Uma das paredes tem revestimento cerâmico com efeito tridimensional, que parece se avolumar com a incidência de luz. A poltrona do dinamarquês Hans Wegner (Danish Design) contracena com móveis de criados por Guilherme.
-
3.
zoom_out_map
3/9
Equilíbrio à vista - O bem-sucedido casamento de texturas fca patente no lounge de Fernanda Marques. De acordo com ela, em referência à arquitetura brutalista, paredes e pilares levam o tom do concreto. No piso, mármore travertino silver em paginação triangular e, no forro, fletes de teca. As cortinas são de voal (Empório Beraldin) com nuance metálica, e o tapete, de lã e seda. Junto aos sofás modulares, há uma poltrona de Joaquim Tenreiro (Varuzza). Um sinuoso balcão de aço inox (Mekal) é o chamariz da cozinha gourmet.
-
4.
zoom_out_map
4/9
Atmosfera leve - Débora Aguiar setorizou o living de 100 m2 em dois ambientes. Um deles se tornou um espaço para relaxar, com sofás generosos, jardim de inverno, parede revestida de placas de couro e nichos vazados, que abrigam obras de arte. Tudo sob luminárias circulares esculturais (Scatto), à base de LED, desenhadas pela arquiteta. Em um patamar mais elevado e separada por painéis de cipó e limestone, fca a biblioteca. Por toda parte, estão os matizes neutros e calmos – marca do trabalho de Débora.
-
5.
zoom_out_map
5/9
Composição afinada - Uma estante espelhada se tornou bar e o coração da penthouse, tal seu poder de atrair o olhar. Outro destaqaue é a tela de Oscar Oiwa, com 6,60 m de comprimento, que explora primorosamente a diferença de pé-direito e a largura da grande sala. Como base da decoração, Roberto Migotto escolheu o cinza (presente no piso de madeira da Marcenaria Maj Moren e nos papéis de parede da Celina Dias e Orlean), quebrado por obras de arte e por móveis cuja paleta vai do vinho ao rosa. “São as cores do momento.”
-
6.
zoom_out_map
6/9
Harmonia absoluta - O mix de peças antigas e contemporâneas fca evidente na Sala de Estudos e Música, idealizada por Dado Castello Branco. A mesa de madeira do século 18 (Antiquário Arnaldo Danemberg) tem a companhia de prateleiras laqueadas (Pancus Marcenaria), que contêm, entre livros e objetos de Murano, fotos de David Drebin e Giovanna Nucci. Para fltrar a luz do exterior, a cortina de linho ganha o auxílio de uma persina de madeira. A tecnologia marca presença no sistema de som e luz, totalmente automatizado (Troianos), controlado por um tablet.
-
7.
zoom_out_map
7/9
Sotaque internacional - Um pórtico revestido de madeira conduz ao interior do lounge com home ofce, assinado por João Armentano e batizado de Benvenuto a Sao Paulo. Uma aconchegante poltrona (Artefacto) convida à leitura. A base de tons grafte – piso de limestone baiteg blue e papel de parede com textura de linho – ressalta as linhas contemporâneas e o perfume cosmopolita do mobiliário. Um grande painel espelhado refete a luminosidade do exterior, intensif icada pelo pé-direito duplo.
-
8.
zoom_out_map
8/9
Livre para sonhar - No Atelier de Ideias, Fernanda Abs e Fred Benedetti se baseiam na premissa de que da simplicidade, ou do minimalismo, tudo pode aforar. Essa seria a atmosfera ideal para o usuário do espaço ter liberdade de criar. Apenas com iluminação indireta, o local, comprido e estreito, lembra uma máquina do tempo. “É um projeto conceitual e clean, sem interferências visuais”, diz o arquiteto. Lâminas de madeira faia cobrem piso, parede e teto, e a marcenaria se concentra em peças brancas.
-
9.
zoom_out_map
9/9
Pegada jovial - Sem abrir mão de sofsticação, o trio do escritório Suíte Arquitetos (Carolina Mauro, Daniela Frugiuele e Filipe Troncon) investiu em elementos joviais e em contraste de texturas na montagem do Estar do DJ. Os bancos de papelão e tecido assinados por Nildo Campolongo convivem com o piso do tradicional mármore nero marquina e a delicada cortina de fos de seda. No lado oposto do ambiente, sobressai um painel de chapas metálicas cortadas a laser, aplicado na parede.
Em cinco andares no topo do arranha-céu anexo do Shopping JK Iguatemi, em São Paulo, a mostra abusa da sofisticação. Confira todas as fotos dos ambientes nesta reportagem. Abaixo, você vê os destaques escolhidos pela equipe de CASA CLAUDIA.