Conheça o trabalho de Daniel Senise

Considerado um dos mais prestigiados pintores e gravuristas brasileiros, Daniel Senise é o homenageado da 3ª edição do Prêmio CASA CLAUDIA Design de Interiores

01-conheca-o-trabalho-de-daniel-senise

 (/)

Pregos, papéis, lençóis e páginas de livros compõem o universo pictórico de Daniel Senise. “Reúno materiais que me despertam o interesse, mas nem sempre sei o que fazer com eles”, afirma esse carioca, o homenageado do prêmio CASA CLAUDIA deste ano. Formado em engenharia, ele descobriu a vocação para as artes plásticas frequentando os cursos da Escola de Artes Visuais do Parque Laje. Tinha 22 anos e não imaginava que, em pouco tempo, se transformaria de espectador a artista da Bienal de São Paulo. “Em 1983, fiquei impressionado com a pintura neoexpressionista do alemão Markus Lüpertz. O estilo dele influenciou de tal maneira meu trabalho que, dois anos depois, era eu que expunha na bienal.” Em 1987, Senise decidiu abandonar o pincel para experimentar novos processos. “Depois de um acidente em meu ateliê, no qual o tecido de uma das telas grudou no piso coberto de tinta, pensei na ideia do sudário, nos objetos deixando sua marca.” Dessa experiência, surgiu uma série de obras que traz o chão como tema. Convites de exposições também viraram arte. Reciclados, se transformaram em “tijolos” na instalação O Sol Nunca Me Ensinou que a História Não É Tão Importante, apresentada na 29ª Bienal de São Paulo, em 2010. “O trabalho do Daniel está em evolução. Ele é um pesquisador incansável”, diz Eduardo Brandão, dono da Galeria Vermelho. Entre a poesia e a racionalidade, a obra de Senise se propõe a dialogar com o espectador. “Meu trabalho tem algo de misterioso, mas não é uma charada. Gosto de pensar que existe ali um espaço para o devaneio do observador.”

02-conheca-o-trabalho-de-daniel-senise

 (/)

03-conheca-o-trabalho-de-daniel-senise

 (/)

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s