Conheça Todd Bracher, a revelação do design nova-iorquino

O designer Todd Bracher  transforma a inspiração na natureza, na matemática e nas leis da física em peças incrivelmente simples. E ele vem ao Brasil em agosto.

De 24 de agosto a 21 de outubro, São Paulo poderá conhecer de perto o trabalho de Todd Bracher – um dos nomes de maior destaque no universo do design hoje. A exposição Todd Bracher – A essência das coisas acontecerá no Museu da Casa Brasileira. Serão apresentadas 20 peças – móveis, utensílios de cozinha e luminárias, além de painéis fotográficos e vídeos com suas criações. Ele é também um dos convidados do BoomSPDesign, que acontecerá em agosto. Apaixonado pela arquitetura brasileira e tendo o Museu Brasileiro da Escultura (MuBE) – de Paulo Mendes da Rocha, localizado na capital paulista – como sua obra favorita, Todd já veio duas vezes ao país. E já há outros trabalhos em vista por aqui. “Estou participando de um grande projeto de bebedouros públicos para a marca SodaStream. Vamos introduzir, até o final do ano, pontos de água potável gratuitos em todo o mundo. Inclusive em São Paulo!”, revela.

É em uma paisagem afastada do clima agitado e urbano de Nova York que o designer Todd Bracher dá forma a seus projetos. O estúdio onde trabalha fica próximo ao antigo estaleiro da Marinha dos Estados Unidos, o Brooklyn Navy Yard. “É como trabalhar em um barco, onde temos apenas a visão da água e a linha do horizonte de Nova York”, conta. A vista deslumbrante para o rio East combinada com o ar industrial dos velhos galpões serve de inspiração. A natureza e a matemática, com suas soluções incontestáveis e perfeitas, e as leis da física são suas referências de design. 

 

Sua mais recente criação

 

A Lightfalls foi lançada no final de maio, durante a Semana de Design de Nova York, em parceria com a 3M Architectural Markets. A empresa desenvolveu um sistema modular de iluminação arquitetônica que utiliza uma única fonte de LED em torno de um filme que é 98% reflexivo, gerando mais luminosidade com menos gasto de energia. “Eu diria que esse novo projeto é um dos mais importantes da minha carreira. É uma abordagem totalmente nova para iluminação, uma solução criada pela  física que gera um efeito incrível”, explica.

Americano com bagagem europeia

 

O nova-iorquino começou sua trajetória estudando design industrial no Pratt Institute, no Brooklyn, em 1996. Logo conseguiu seus primeiros trabalhos na cidade, mas estava convencido de que faltava algo. “Estava longe do meu ideal de poesia e beleza em design. A maioria dos trabalhos era focada em produtos em massa para o mercado, com preços baixos e grande quantidade”, lembra. A vontade de mudar levou-o a se aventurar no design de mobiliário europeu. Após conseguir uma bolsa de estudos do governo, Todd se mudou para Copenhague, na Dinamarca, onde concluiu mestrado em móveis e design de interiores. “Foi um mergulho essencial no mundo de design que eu não pude encontrar nos Estados Unidos”, diz.

Foram dez anos de grandes experiências na Europa, passando por Milão, Paris e Londres.  Ele realizou trabalhos para empresas de grande prestígio, como a italiana Zanotta, onde se tornou o primeiro designer americano. Executou também projetos no estúdio de Tom Dixon e foi diretor criativo da marca de luxo escandinava Georg Jensen.

Prêmios e mais prêmios

 

Durante os estudos, participou de exposições, que permitiram maior reconhecimento. Nessa época, recebeu seus primeiros prêmios, como o IDEE Design Award, em Tóquio, o I.D. Design Award, em Nova York, e o Promosedia Design Award, na província de Udine, Itália. Para Todd, toda a experiência na Europa deu ferramentas únicas e uma educação ampla para que voltasse aos Estados Unidos, em 2007, quando finalmente passou a ver o design de uma forma mais completa e rica.

 

Em 2008, ganhou o prêmio de Designer Revelação do Ano, durante o maior evento mobiliário dos Estados Unidos, a International Contemporary Furniture Fair. No mesmo ano e também em 2009, recebeu indicações para o International Design Awards. Com uma abordagem sustentável e futurística, Todd Bracher soma clientes não só em seu país como também na Dinamarca, França, Itália, Suécia, Reino Unido, China e Japão e acumula visitas por todo o mundo, inclusive no Brasil.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s