Cruz-Diez: a cor no espaço e no tempo

A partir de sábado, dia 14 de julho, a Pinacoteca do Estado de São Paulo apresenta centenas de obras do artista venezuelano Carlos Cruz-Diez. 

Cerca de 150 obras do artista Carlos Cruz-Diez, um dos mais importantes nomes relacionados à arte cinética e à op art, estão reunidas até o dia 23 de setembro na Pinacoteca. São pinturas, gravuras, ambientes cromáticos, desenhos e vídeos. As obras vão desde trabalhos pouco vistos – como telas a óleo criadas na década de 1940 – até as instalações com cores em movimento dos anos 2000. O prédio estará tomado pelas experiências com as cores do artista e suas “vibrações”, expressão usada por ele para classificar o efeito óptico causado por seus desenhos.

A interação com os trabalhos é essencial e, logo na entrada, na área central do prédio, a obra Cromointerferência recebe e envolve o visitante, cobrindo-o com dois planos de cor que ondulam em faixas projetadas nas paredes e no piso. “Desde o início, Cruz-Diez concentrou sua pesquisa e seus experimentos em uma questão crítica: a investigação da cor como um organismo vivo em constante estado de transformação. Esta exposição tem por objetivo mostrar suas conquistas inéditas e radicais nesta área,” afirma a curadora Mari Carmen Ramirez.

Carlos Cruz-Diez: cor no espaço e no tempo

De 14 de julho a 23 de setembro de 2012

Pinacoteca do Estado de São Paulo

Praça da Luz, 2, São Paulo

Tel. 11 3324 1000

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s