Daslu homenageia a arte popular nordestina

A mega loja de luxo em São Paulo, Daslu, monta a Festa de Cores com cangaceiros de barro, passadeiras de listras coloridas e trio musical de forró.

Se você tem vontade de conhecer a Villa Daslu, mas nunca encontrou motivo para ir até lá, a Festa de Cores, mostra de arte popular, pode ser uma grande oportunidade. Arte popular na Daslu? Sim, a combinação, apesar de soar estranha, está dando muito certo. Inaugurada esta semana na mega loja de luxo, em São Paulo, ela tem logo na entrada, dois cangaceiros de barro, que fazem referência à escola de mestre Vitalino. No corredor principal, coberto por passadeiras de listras coloridas, desfilam bumba-meu-boi, esculturas de Luis Galdino e trio nordestino dos Luiz Antônio. O melhor, porém, ainda está por vir: é na sala batizada de Galeria Daslu que estão as peças mais significativas da exposição, entre cerâmicas, pinturas e esculturas de madeira, identificadas por etiquetas com um breve resumo sobre o trabalho de cada artista. “Reunimos o que há de melhor na produção popular nordestina”, afirma Roberto Rugiero, curador da mostra e dono da galeria Brasiliana, localizada no bairro de Pinheiros. Entre as 50 obras, há vários exemplares de Alagoas, como as cerâmicas detalhadas de Sil, as figuras primitivas da mestre-artesã Irinéia, os bonecos coloridos de Resendio Benzedor. “Faz alguns anos que esse estado revela grandes talentos”, diz o marchand. O xilogravurista J. Borges e os pintores Bajado e Alcides Santos, todos de Pernambuco, também marcam presença na sala pintada de negro. O evento, animado por um trio musical de forró, faz parte do lançamento da coleção verão Chic-Xique, inspirada na cultura nordestina. O Festa de Cores, na Daslu, mostra como o artesanato nordestino tem ganhado cada vez mais admiradores e se tornado um grande negócio. Mesmo no próprio nordeste, multiplicam-se os espaços de exposição que atraem turistas e negociantes. Um exemplo, é a Casa do Artista Popular, recém fundada na Paraíba. Se você gosta de artesanato, veja outros eventos em que casa.com.br já esteve.

 

O que: Festa de Cores

Onde: Daslu. Av. Chedid Jafet, 131, São Paulo, SP

Quando: de 12 de agosto até 20 de setembro, de segunda a sábado, das 10h às 20h.

Quanto: entrada gratuita.

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s