Denise Milan inaugura oitava obra pública em Assis, na Itália

Autora de obras públicas emblemáticas espalhadas pela paisagem urbana, a artista paulistana Denise Milan inaugura sua mais recente criação em Assis.

01-denise-milan-inaugura-oitava-obra-publica-em-assis-na-italia

 (/)

Um dos nomes importantes da arte brasileira foi escolhido para incorporar o patrimônio cultural de Assis, na Itália. A paulistana Denise Milan terá sua oitava obra pública instalada – agora no berço do renascimento, mais precisamente na piazza Santa Maria degli Angeli. A Mandala de Pedra foi doada pelo Fetzer Institute, de Chicago, nos Estados Unidos, e faz parte do projeto Global Gathering, por meio do qual o instituto reúne 500 líderes mundiais, incluindo a artista, para refletir sobre os caminhos de uma sociedade mais sustentável. Concebida como um instrumento de navegação da Terra no Sistema Solar, a mandala tem 2,60 m de diâmetro e uma pedra brasileira no centro, a sodalita. O restante da peça foi revestida de calcário branco e rosa da Úmbria, encontrado em sítios arqueológicos da região. A inspiração, não poderia ser diferente, veio da vida de São Francisco e de Santa Clara, e as pedras foram buscadas nos lugares pelos quais eles passaram. Durante sua peregrinação e pesquisa, a artista teve a companhia de uma família de artesãos locais, acostumados a cortar o calcário de acordo com uma técnica secular. Com os valores do franciscanismo em foco nos dias atuais, reafirmados frequentemente pelo papa Francisco, Denise quer expressar em sua mandala que o ser humano deve ser o protetor e, ao mesmo tempo, o beneficiário da natureza. Entre outras obras públicas assinadas por ela, estão Drusa, no Vale do Anhangabaú, em São Paulo, e Améfrica, no Jardim de Esculturas do Centro Cultural Banco do Brasil de Brasília.

02-denise-milan-inaugura-oitava-obra-publica-em-assis-na-italia

 (/)

03-denise-milan-inaugura-oitava-obra-publica-em-assis-na-italia

 (/)

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s