Depois do MASP, as obras de Caravaggio seguem para Brasília

O Brasil recebe a exposição com o maior número de obras de Caravaggio já realizada na América do Sul. Das 21 telas, sete são do pintor. 

ccluxo_circuito_18_01

O Brasil recebe a exposição com o maior número de obras de Caravaggio já realizada na América do Sul. Depois de agitada temporada em São Paulo e em Minas Gerais, a mostra segue agora para Brasília. Os quadros ficam de 6 a 14 de outubro no Palácio do Planalto e, por motivos de segurança, as visitas serão feitas em grupos.

Michelangelo Merisi da Caravaggio (1571- 1610) viveu somente 39 anos, mas deixou um legado profundamente admirado na história da arte. Já utilizado por mestres da Renascença, o efeito chiaroscuro (emprego de luz e sombra) foi explorado pelo artista para criar possibilidades mais dramáticas nas cenas retratadas por ele. De toda a sua produção, apenas 62 obras chegaram aos nossos dias – e sete delas poderão ser vistas no Brasil durante a exposição Caravaggio e Seus Seguidores. O evento integra a agenda do Momento Itália- Brasil 2011-2012, promovido pela Embaixada da Itália, em Brasília, e pelo Instituto Italiano de Cultura de São Paulo e pelo do Rio de Janeiro.

Com curadoria de Giorgio Leone e Fabio Magalhães, a mostra apresentará também obras dos caravaggescos, como eram chamados os seguidores de Caravaggio da segunda metade do século 16 e início do século 17. Entre eles, estão Artemisia Gentileschi, Bartolomeo Cavarozzi, Giovanni Baglione, Giovanni Battista Caracciolo e Hendrick van Somer.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s