
(Divulgação/Prêmio CASA CLAUDIA)
2011
Sofisticação contemporânea

(Divulgação/Prêmio CASA CLAUDIA)

(/)

(/)

(/)
Uma biblioteca flutuante de 80 m2, que ocupa a área central do escritório BPGM Advogados, é o grande trunfo do projeto assinado por Forte, Gimenes & Marcondes Ferraz Arquitetos, de São Paulo. Fechada por placas de vidro que pairam a 40 cm do piso, a sala recebeu estantes, também suspensas, de aço e madeira. “Este mobiliário tem desenho dinâmico, com nichos abertos e fechados, e ângulos inusitados. Ele ziguezagueia pelo ambiente, como num pequeno labirinto, podendo ser visto também do lado de fora”, explica o arquiteto Fernando Forte. A área é rodeada por salas de reunião, o que favorece o acesso dos advogados aos livros e às revistas.
2012
Proposta flexível

(/)

(/)

(/)

(/)
Misto de escritório e estúdio de TV, o espaço ocupado pelo grupo Companhia de Viagem, em São Paulo, necessitava de um projeto maleável, que comportasse com eficiência essa dupla atuação. A dupla Athié/Wohnrath solucionou a questão priorizando elementos cenográficos. Com relevos e iluminação interna, painéis em branco e azul, revestidos de materiais à base de ecorresinas, causam impacto na recepção e na área de gravação. Pintado de preto e com vigas e cabeamentos aparentes, o forro também contribui para criar o cenário. Redatores, editores e funcionários da agência ficam alocados em áreas divididas por vidros translúcidos.
2013
Arquitetura visceral

(/)

(/)

(/)

(/)
Assinado por Fernando Forte, Lourenço Gimenes e Rodrigo Marcondes Ferraz, sócios da FGMF, o projeto da Casa Rex, escritório de design gráfico paulistano, explorou as entranhas de um casarão dos anos 1940 para exibir sua beleza. Ao demolir revestimentos gastos sem substituí-los, o trio criou cenários e passarelas que o visitante percorre como se estivesse em um sítio arqueológico. Elementos de infraestrutura viraram recursos arquitetônicos – no espaço destinado à produção, com pé-direito duplo, blocos de concreto para canalização de córregos, empilhados, foram promovidos a estante. Na fachada, arenito vermelho e brita, compactados em telas para contenção de encostas, dão as boas-vindas a quem chega.
2014
Paixão pela estética apurada

(/)

(/)

(/)
Com a mesma destreza com que Celso Kamura pilota uma tesoura, o escritório Bernardes Arquitetura criou o design do primeiro salão de beleza do cabeleireiro em solo carioca. Instalado em um shopping, as áreas de corte ganharam bancadas de madeira clara e poltronas de couro, iluminadas por uma luz que simula claraboia. A árvore, plantada num vão do piso monolítico de resina, confere um ar divertido ao espaço de espera. Brises de madeira, formando divisórias e aplicados no teto, isolam a ala masculina.
2015
Um ótimo cartão de visita

(/)

(/)

(/)

(/)
Um ótimo cartão de visita O escritório da Idea!Zarvos reflete o perfil de negócios da incorporadora paulista. “O objetivo foi criar um espaço condizente à realidade de nosso cliente, conhecido pela boa arquitetura que realiza em São Paulo”, diz Antonio Carlos Figueira de Mello, um dos sócios do Superlimão Studio. Distribuído em dois pisos, o inferior foi destinado às reuniões, que podem acontecer numa bem equipada sala interna ou na área externa, cercada por jardim. O andar superior concentra as mesas e ganha dinamismo graças ao colorido do mobiliário metálico.