Hugo França participa de mostra em Nova York sobre uso da madeira

O Museum of Arts and Design, de Nova York, apresenta a mostra Agaist the Grain, que exalta a provocativa relação entre artesanato, arte e design.

Quem visitar o Museum of Arts and Design (MAD), em Nova York, de março a julho, vai deparar com formas surpreendentes do trabalho com a madeira. Em versões mais delicadas, cheias de detalhes e acabamentos precisos, ou brutalistas, com as curvas criadas pela natureza preservadas, a exposição reunirá cerca de 90 instalações. “Against the Grain: Wood in Contemporary Art, Craft and Design examina uma série de tendências conceituais e técnicas que desestabilizam maneiras tradicionais de definição de objetos, esculturas, artesanato e arte”, explica Lowery Stokes Sims, curador da mostra, que iniciou o projeto em 2007. Nomes abrilhantados das artes e do design mundial, como Martin Puryear, Gary Carsley, Maarten Baas e Pablo Reinoso, fazem parte do elenco. E, entre eles, um único brasileiro, o designer Hugo França, conhecido por sua obra artística e, ao mesmo tempo, utilitária, que tem a madeira como inspiração e matéria-prima. Hugo propõe a reutilização de materiais lenhosos e resíduos florestais com um olhar sensível, devolvendo a madeira que não seria mais aproveitada ao convívio humano em forma de mobiliário. Para essa exposição, a peça eleita foi o banco Chara, de 2007, esculpido em madeira pequi, espécie em extinção.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s