Impressões eternizadas

Na infância, Renata Rubim gostava de desenhar tapetes. Tapetes? “Sim". Confira a entrevista!

Na infância, Renata Rubim gostava de desenhar tapetes. Tapetes? “Sim, modelos coloridos, de imagens abstratas e franjas”, conta esta carioca de sotaque gaúcho – aos 11 anos, ela se mudou, com a família, para Porto Alegre. Já adulta e morando em Gramado, RS, decidiu produzir os tapetes em teares manuais. “Eram peças supercontemporâneas. Achava difícil serem aceitas aqui. Por isso, expus a coleção nos Estados Unidos.” Nesse país, conseguiu também uma bolsa de estudos na Rhode Island School of Design. “Ao ver meu portfólio, a orientadora sentenciou: ‘Inscreverei você no departamento de design desuperfície, dedicado à criação de estampas e texturas’. Foi quando descobri o nome do que eu fazia.” De volta ao Brasil, passou a dar cursos e desenhar para a indústria. Em 2005, lançou o livro Desenhando a Superfície. “A publicação me ajudou a esclarecer o tema”, diz a designer, premiada recentemente com dois IF Product Design Awards por suas criações, que agradam ao tato e ao olhar.

Novas conquistas

Em uma tarde de fevereiro, Renata Rubim ganhou um abraço inesperado de sua assistente, que acabara de saber por e-mail que dois produtos da designer haviam ganho troféus IF Product Design Awards, na Alemanha.

Como você recebeu essas duas premiações?

O IF é considerado o Oscar do design e isso repercute muito bem por aqui. Já havíamos inscrito esses produtos em prêmios nacionais, mas nunca obtivemos sucesso.

Quais os diferenciais deles?

O piso Praga, que replica a área central dessa cidade, é fascinante pela maneira perfeita como uma peça se encaixa na outra. Foi muito difícil chegar a esse resultado, que depende de uma complexa geometria calculada na Idade Média. Uma das pessoas da equipe da Solarium descobriu essa fórmula, na qual os módulos se complementam, permitindo diversas composições. O Cata-Vento, por sua vez, segue a tendência de revestimentos com relevos, numa inspiração têxtil. Ele sugere movimento e oferece um efeito inusitado de luz e sombra.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s