
Le Grand Louvre – Paris, França, 1989 (Reprodução/Alex Holyoake/Travel + Leisure)
Na mesma semana em que o arquiteto IM Pei completou 100 anos, o Instituto Americano de Arquitetura (AIA) concedeu a ele e ao seu projeto Le Grand Louvre (Paris, França, 1989), o AIA 2017 25 Year Award. O prêmio é destinado às construções que passaram no teste dos 25-35 anos e continuaram estabelecendo padrões de excelência por sua arquitetura e importância.
Apesar do anuncio ter sido feito em dezembro de 2016, o prêmio apenas foi recebido durante a AIA National Convention, no final de mês passado. A Pei Cobb Freed & Partneres, antigo escritório de IM Pei, foi representado na cerimônia pelo seu filho, Chien Chung, e o sócio George Miller.

– (Reprodução/Dezeen)
Em seu discurso, Chieng Chung agradeceu pela homenagem e afirmou que aquela era o maior prêmio que Le Grand Louvre poderia receber quanto arquitetura contemporânea. “Não desmerecendo as outras premiações, mas depois de 25 anos, você realmente sabe que ele resistiu ao teste de tempo”, afirmou Chieng.
IM Pei foi escolhido para projetar a extensão do Louvre em 1983 e foi o primeiro arquiteto estrangeiro a trabalhar no museu. Na época, seu trabalho gerou reações controversas tanto dos administradores quanto do público visitante.
Fonte: Dezeen