“Meu papel é fazer uma mediação entre a criatividade e os corações dos consumidores”

Alberto Alessi dirige a marca Alessi desde 1970. É o responsável por transformá-la em referência mundial em design de produto de alta qualidade e de estética inovadora e bem-humorada.

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O design italiano é referência mundial de qualidade e originalidade. Por que e como isso aconteceu?

Acho que o grande diferencial do design italiano é estar bem conectado com as empresas. Acredito que nossas fábricas funcionam como um centro de pesquisa no campo da arte aplicada, bem distante da lógica da produção industrial em massa. Para essas empresas, o design é uma disciplina criativa que transita entre a arte e a poesia, e não apenas uma das muitas ferramentas disponíveis para o marketing e a tecnologia produzirem e venderem produtos industriais da maneira mais lucrativa possível. Design, como um fenômeno puramente artístico e poético, é uma missão genuína. As fábricas de design italiano são os últimos herdeiros de movimentos criativos e intelectuais, que iniciaram na Inglaterra na metade do século 19 com John Ruskin e William Morris, em que evidentemente se focava na fabricação de produtos, mas sem deixar de se basear em conteúdos experimentais e culturais.

 

Por que tantos designers ao redor do mundo querem trabalhar com a indústria italiana. O que a torna tão atraente?

Como eu já expliquei, é o aspecto artístico! As fábricas italianas permitem aos designers produzirem verdadeiros objetos inovadores. Essas fábricas tendem a trabalhar de uma maneira natural com os desejos das pessoas, ainda desconhecidos, e tentar explorar e conceber algo que ainda não existe. Essa área é próxima da fronteira do invisível, entre o que deve se tornar real (objetos que as pessoas compreenderão, aceitarão e poderão também amar) e o que nunca se tornará real (objetos muito longe do que atualmente as pessoas comuns estarão prontas a desejar e usar).

 

Qual é a participação da Alessi nesse processo?

A resposta é muito simples se você entender que Alessi não é uma empresa “normal”. O que nós tentamos fazer todos os dias em nosso laboratório de pesquisa é uma intermediação entre a mais avançada expressão de criatividade e os desejos e os sonhos do público. Nós tentamos identificar novos talentos e pedimos a eles para redesenhar os produtos que nos cercarão nos próximos anos. Sob esse ponto de vista, meu trabalho não é diferente de um diretor de museu ou de um proprietário de galeria de arte ou mesmo de um diretor de cinema. Uso ferramentas diferentes das deles, mas o papel é o mesmo: fazer uma mediação entre a criatividade e os corações dos consumidores.

 

Se você tivesse que escolher cinco produtos ícones do design italiano, quais seriam?

– A cadeira Superleggera, de Giò Ponti para a Cassina, de 1957. Eu a adoro pelo seu design perfeito e sua leveza.

– A cafeteira 9090 de Richar Sapper para Alessi, de 1979. Foi o primeiro produto da Alessi feito para a cozinha e também um tributo para meu avô materno, Alfonso Bialetti, inventor da famosa cafeteira Moka Express.

– A cadeira Trattoria, de Jasper Morrison para Magis, de 2009. Eu a considero um grande exemplo da simplicidade pesquisada por Jasper.

– A luminária Costanza, de Paolo Rizzato para Luceplan, de 1986. É uma luminária que combina com perfeição a simplicidade e a elegância italiana.

– Luminária Atollo, de Vico Magistretti para Oluce, de 1977. Considero-a um dos ícones do design italiano, um produto atemporal.

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