Milão 2017: o que os profissionais acharam incrível

Além da nossa equipe, profissionais como Fernanda Marques, Debora Aguiar e Otto Felix estão na Semana do Design em Milão - confira o que eles adoraram!

Tendência e lançamento são as duas palavras mais usadas em Milão durante a Semana de Design. Além da nossa cobertura completa dos eventos, alguns profissionais contaram exclusivamente para CASA CLAUDIA  o que viram de mais incrível por lá. Confira:

Fernanda Marques, arquiteta – Moooi

 (Divulgação/Fernanda Marques Arquitetos Associados)

“Foi no Fuori Salone, na região da Tortona, há um showroom imenso da Moooi. A produção está incrível , ambientaram o espaço como um hotel. Este pendente é lançamento e adorei esta luz que evidencia a trama leve do metal.”

Denise Barretto, arquiteta – Missoni e Baxter

 (Divulgação/Denise Barretto Arquitetura)

Os lançamentos da renomada Missoni deram um show de cores e texturas, apostando numa apresentação cenográfica que roubou a cena no Salão Internacional do Móvel de Milão.

 (Divulgação/Denise Barretto Arquitetura)

Na Baxter, pudemos ver móveis sofisticados e imperdíveis, ambientados na companhia de muitas obras de arte – uma das melhores propostas da feira de Milão. A linha externa também foi apresentada de uma maneira incrível!

Ieda Korman, da Korman Arquitetos – tapete da Illulian e luminária Tuareg

 (Divulgação/Korman Arquitetos)

“Vistos no tapete da Illuian, os tons de rosa e verde em desenhos geométricos confirmam a tendência das cores, presente também nos móveis. De alumínio envernizado e policarbonato e assinada pelo designer Ferrucio Laviani, a luminária Tuareg é criativa e tem um desenho facilmente executável. A luz, entre as hastes, se destaca causando um efeito luminotécnico bastante interessante.”

Carolina Oliveira, da Triplex Arquitetura – Poliform e Paola Lenti

 (Divulgação/Triplex Arquitetura)

“Amei os móveis da Poliform, em especial as mesas de centro. A mistura de materiais como o latão e o mármore, resultam numa composição maravilhosa alinhada com as tendências do momento”.

 (Divulgação/Triplex Arquitetura)

“O espaço da Paola Lenti esta imperdível. Ela transformou um antigo galpão de fábrica numa sequencia de ambientes com cenografia incrível. Impressiona muito o seu talento para fazer um mix de cores totalmente harmônicas, com diferentes texturas”.

Marco Aurélio Viterbo, design de interiores – Bitossi

 (Divulgação/Marco Aurélio Viterbo)

“A fábrica de cerâmica Bitossi Ceramiche que desde 1900 produz cerâmicas italianas. Além disso com coleções do design contemporâneo como Bethann, Wood, Max Lamb, Arik Levy também são lindíssimas.”

Adriana Fontana, designer de interiores – Missoni

“As estampas, texturas e mistura de cores do estande da Missoni chamam atenção pela enorme variedade de combinações que é possível criar.”

Graziella Castanheira, diretora de marketing da Uniflex – Elena Salmistraro

 (Divulgação/Graziella Castanheira)

“A inspiração na semelhança entre o homem e o macaco, que sempre desafia nossa percepção, atraiu meu olhar e ganhou minha admiração na coleção ‘Primates’ de Elena Salmistraro.”

Claudia Krakowiak Bitran, arquiteta da KTA Arquitetura – Diesel Living e Giorgetti

 (Divulgação/KTA Arquitetura)

“Ambientes completos e inspiradores deram um tom todo especial ao estande da Diesel Living. Nesta sala, a foto ao fundo serviu de pano de fundo para a composição do sofá Iron Maiden e o trio de mesas (tudo da Moroso), além das luminárias da Foscarini. Da marca Giorgetti, esta escrivaninha parece uma escultura. Couro, MDF em curva, porta-documentos lateral e um design mais do que impecável. Sonho de consumo!”

Nildo José, arquiteto – Fondazione Prada e Paola Lenti

 (Divulgação/Nildo José)

“Fondazione Prada – Um ambiente cultural e artístico. Um antigo espaço industrial convertido em grande centro de exposição de arte contemporânea. Vale a visita!”

 (Divulgação/Nildo José)

“Os tons claros com destaque para o verde e uma vegetação exuberante é ponto forte desse ambiente da Paola Lenti que preparou uma instalação de área externa incrível!”

Vivian Coser, arquiteta e designer – Moooi

“O que mais gosto nessa peça é o design clean e arrojado aliado ao extremo conforto. É uma peça que pode ser considerada uma obra de arte.”

Lucia Susuki, diretora Vitra Brasil – Softshell Side Chair

“A Softshell é a campeã de vendas na Vitra. Agora os irmãos Bourollec lançaram a cadeira na versão side chair, ou seja, sem os braços. Também será sucesso total!”

Érica Salguero, arquiteta e decoradora – Kartell e Vitra

 (Divulgação/Érica Salguero)

“Este ano a Vitra apresenta a Vitra Home Collection, produtos desenvolvidos em colaboração com designers como Antonio Citterio, Ronan e Erwan Bouroullec, Edward Barber, Jay Osgerby, Jasper Morrison e Hella Jongerius, bem como com os descendentes de Jean Prouvé e Charles e Ray Eames; além de novas versões e modificações de produtos contemporâneos e clássicos levemente arredondados, buscando simplicidade, serenidade e amplidão.”

 (Divulgação/Érica Salguero)

“Este ano a marca aparece com o conceito “Contamination” (Contaminação) para apresentar a nova coleção fruto da colaboração com designers internacionais. O nome vem da agregação de diferentes culturas, pensamentos e estilos de vida, que interagem, se cruzem e contaminam o mundo produzindo criatividade. Uma mestiçagem dos mais diversificados e menos padronizados estilos, para contaminar o mundo com um novo estilo de vida contemporâneo. “

Otto Felix, arquiteto – Thonet e Emotional Light

 (Divulgação/Otto Felix)

“A Thonet uma marca tradicional, se reinventa nesta edição em Milão! Além da forte presença do veludo e o verde escuro, percebi que a tendência do candy colors está bem presente e resume esse momento da marca e de uma reinvenção usando tons sutis e elegantes!”

 (Divulgação/Otto Felix)

“Arturo Alvarez – Emotional Light trouxe luminárias em formas de esculturas! São peças mais sensíveis, que vão muito além de uma iluminação, praticamente uma obra de arte!”

Debora Aguiar, arquiteta – Louis Vuitton

 (Divulgação/Debora Aguiar Arquitetos)

“A Louis Vuiton traz edições limitadas de peças assinadas por designers e artistas renomados no Salão do Móvel. A maison apresenta dez novos lançamentos no endereço do Palazzo Bocconi, entre eles está a instalação com poltronas Cocoon, dos Irmãos Campana.”

Juliana Pipi, arquiteta –  cores do ano e Portafiori flower bistrô

 (Divulgação/)

“Os tons de Milão desse ano são: o rosa claro, que continua forte e as cores abobora e Dijon (mostarda) que entram para compor os ambientes! Nessa instalação da Arper podemos ver como fica elegante essa combinação!”

 (Divulgação/)

“É uma floricultura durante o dia, com café da manhã e almoço, que inclui aulas de arranjos. A noite, ele se transforma e um restaurante com música ao vivo”.

Barbara Dundes, arquiteta – Alias

 (Divulgação/Barbara Dundes Arquitetura + Design)

“Muitas coisas lindas, muitos lançamentos interessantes nessa edição do Salone del Mobile 2017. Entre algumas coisas que me chamaram a atenção, está o sofá da Nendo, da Alias. Ele traz um conceito inovador. Uma desconstrução em uma peça geralmente assimétrica! Ele é curvo e reto ao mesmo tempo, tem linhas contemporâneas e clássica. Vi um caos e uma ordem em um único produto! Uma sensação de futuro!”

Júnior Piacesi, arquiteto – instalações e Moooi

 (Divulgação/Piacesi Arquitetos Associados)

“A maioria das instalações são feitas em locais antigos, como fábricas ou escolas, – com paredes descascadas e aspecto mais ‘abandonado’ – onde elas dão um novo uso para os espaços montando um mobiliário moderno e requintado, contrastando com o local. As cores da Feira são em tons mais escuros, tendo apenas o rosa e o azul em tons pasteis. A única derivação de cor nos ambientes é o rosa, em tom claro, dominando a percepção”.

“A instalação da Mooi, como sempre, está impressionante. Há uma presença forte de insetos, estampas florais e elementos da natureza demonstrando a valorização da marca pelo que é natural. Totalmente em sintonia com os desejos do homem contemporâneo”.

Melina Romano, designer de interiores – Minoshi Garden

“A instalação da Casa Gifu, em Brera, foi criada pelo @atelier_oi e é uma reinterpretação do Honminoshi Garden no Japão. Os móbiles são feitos de dobraduras de papéis com técnicas ancestrais feitas em Mino. O espaço é de impressionar!”

Andrea Teixeira e Fernanda Negrelli, arquitetas – Euroluce e Moooi

 (Divulgação/Andrea Teixeira e Fernanda Negrelli)

“Entre os lançamentos da Euroluce 2017, adoramos as luminárias conceituais e a instalação da Mooi, cheia de elementos interessantes em um universo lúdico. Já na parte de mobiliário, nos impressionamos com o resultado do dourado e uma estante no ambiente da Poliform.”

Leila Dionizos, arquiteta – Edra

 (Divulgação/Leila Dionizios)

“Edra apresenta versões mais sofisticadas em 2017. A famosa poltrona Vermelha, dos Irmãos Campana, chega em opção dourada. Prova que o tom está entre as principais tendências do universo do décor e se encaixa em diferentes estilos”

Bruno Carvalho, designer de interiores – Irmãos Campana para Louis Vuitton

“Eu amo misturar curvas e novas formas em meus trabalhos. Com suas linhas orgânicas e a assinatura brasileira o coração bateu mais forte e se tornou p mim a mais queridinha das peças.”

Graziela Costa, Kívia Costa, Zuleica Lombardi e Erika Steckelberg, da CLS Arquitetura – Paola Lenti

 (Divulgação/)

“Um lugar para chamar de seu…em Milão, claro! Paola Lenti sempre surpreendendo com suas cores e texturas. Neste ambiente, um verdadeiro convite ao aconchego, a rede com tons terrosos se misturam à poltrona, pufes e demais adornos e encantam quem por lá se aventura. O difícil é conseguir sair do espaço!”

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.