Milão: Salão Satélite terá gaúchos e pernambucano em 2013

Nicole Tomazi, o grupo Nós Design (RS) e Ademario Santos Tavares (PE) estão entre os selecionados para o concorrido Salão Satélite em 2013. 

Todos os anos, um dos espaços mais concorridos nos pavilhões é o do Salão Satélite. O porquê da preferência do público é fácil de desvendar: lá, é possível conferir a visionária produção de jovens designers do mundo. Para passar na rigorosa seleção da comissão de experts da mostra, os designers devem atender a dois critérios iniciais: ter menos de 35 anos e não assinar nenhum produto feito pela indústria. Depois, vêm inovação e criatividade. No Salão, eles têm a chance de apresentar seus trabalhos tanto para a imprensa quanto para os fabricantes. Nesta 16ª edição, serão 700 expositores – alguns deles estudantes de escolas de design de 17 países. “O tema escolhido – Artesanato & Design: Juntos pela Indústria – responde à atual demanda de unir a tradição da manufatura às possibilidades tecnológicas da produção industrial”, diz a fundadora e coordenadora do Salão, Marva Griffin.

O Brasil não ficou de fora do disputado espaço. Conheça os jovens brasileiros que expõem no Salão Satélite:

Nicole Tomazi

 (/)

Nicole Tomazi

Após participar da mostra no ano passado, a gaúcha Nicole foi convidada também para esta edição: “Significa muito para mim, pois me fez ter certeza de que estou no caminho certo”, diz. Arquiteta de formação, ela gosta mesmo é de desenvolver objetos, em especial os que reúnem design e artesanato. No Salão, vai mostrar a coleção Jangada (acima): “Nasceu de minha relação com o mar. As peças têm aplicação de bordado feito a mão com corda naval”.

Poltrona_0013_1

 (/)

 

 

Ademario Santos Tavares

 (/)

Ademario Santos Tavares

É a estreia do designer pernambucano no Salão. Consciente da importância da mostra, ele sabe que terá uma ótima oportunidade de ver e ser visto. “As expectativas são as melhores possíveis. Será um divisor de águas na minha carreira”, fala Ademario, que apresentará seis produtos. “Eles têm temática bem brasileira, e fazem referência a nosso artesanato e cotidiano: há peças com inspiração nas lendas do folclore, por exemplo.”

É o caso do Banco Zé, cuja estrutura lembra um homem do campo sentado em um banquinho. Feito de ipê e compensado, o banco recebeu um assento de tecido, fabricado pela Mulheres de Argila, uma comunidade de artesãs de Caruaru (PE). Para confeccionar a peça, as profissionais usaram sobras da indústria de vestuário.

Banco-Zé

 (/)

Nós Design

Parte-dos-integrantes-do-grupo-Nós-Design

 (/)

O grupo de 12 estudantes de design da Universidade Caxias do Sul em Bento Gonçalves (RS) expõe pela primeira vez, a convite de Marva Griffin. A venezuelana conheceu o trabalho dos estudantes na feira Habitare, em 2012, que aconteceu em Helsinque, Finlândia.

Para o Salão Satélite, o Nós Design desenvolveu a mesa de centro Diamanti e os bancos decorativos Due Metà, em parceria com as empresas do Grupo SCA. Inspirados em bancas feitas à mão, os móveis de MDF têm linhas simples e foram produzidos com técnicas artesanais. Alguns foram revestidos por laminados de madeira; outros têm partes slimstone, um revestimento translúcido composto por lâminas de pedra sustentadas por um compósite.

As peças foram criadas pelos estudantes Alexandre Faccenda, Clarissa Zanuz, Cintia de Castria, Douglas Pastori, Fernanda Gava, Fernando Angst, Janaína Zaffari, Leonardo Zorzi, Letícia Frare, Marcelo Andreola, Rafael Zeni e Raquel Salini.

Bancos-Due-Meta

 (/)

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s