M/Live: como é ser mulher à frente de um escritório de arquitetura

Neste Dia Internacional da Mulher, conheça mais sobre o trabalho de Débora Aguiar, Patricia Anastassiadis e Fernanda Marques: elas estarão ao vivo no Facebook de CASA CLAUDIA!

arquitetas-no-comando

 (/)

Durante toda a terça-feira, 8 de março, as revistas e os sites femininos da Editora Abril juntam forças em uma programação intensa de bate-papos e recebem mulheres que se destacam em seus segmentos e que têm muita coisa interessante para compartilhar. As discussões serão transmitidas pelo Facebook e a CASA CLAUDIA participa com o tema “Arquitetas no Comando”: Débora Aguiar, Patricia Anastassiadis e Fernanda Marques conversam com Lúcia Gurovitz, redatora-chefe da revista, sobre como é estar à frente de alguns dos maiores escritórios de arquitetura do Brasil. Confira como foi a transmissão.

Patricia Anastassiadis

Quando pequena, a paulistana Patricia Anastassiadis precisou se adaptar ao barulho das máquinas de costura da confecção que pertencia a seus pais, no bairro do Bom Retiro. Mais tarde, decidida a cursar moda para tocar os negócios da família, ouviu da mãe o conselho para tentar a arquitetura. “Ainda não havia um bom curso de moda no Brasil, e ela me convenceu ao dizer que grandes estilistas como Pierre Cardin e Thierry Mugler eram arquitetos”, conta. Ao fim da graduação, no Mackenzie, Patricia já estava apaixonada pela profissão e montou seu primeiro escritório na varanda de casa. “De cara, consegui o projeto do restaurante Filomena, em 1994, que foi um sucesso e se tornou responsável por grandes conquistas em minha carreira”, relembra a arquiteta. Seu nome repercutiu e Patricia precisou se acostumar com outro barulho: o das obras que não paravam de aparecer. Considerada um dos grandes nomes da arquitetura hoteleira e corporativa do país atualmente, tem em seu portfólio as reformulações dos hotéis Tivoli e Ca’d’Oro, em São Paulo, e a construção do Hilton Barra, no Rio, além de projetos para empresas do porte de Valisère e Nestlé. Confira todas as matérias já publicadas no Casa.com.br sobre o trabalho de Patricia Anastassiadis.

 

Fernanda Marques

Formada pela FAU-USP, Fernanda Marques sempre estudou com afinco os grandes mestres de sua área e procurou se aproximar deles. No início da carreira, estagiou com Gian Carlo Gasperini, profissional celebrado da arquitetura contemporânea brasileira e, em 1990, fundou seu próprio escritório. De lá pra cá, ela construiu seu nome projetando grandes obras como o Jundiaí Apart-hotel, e as lojas Rosa Chá (Oscar Freire), Le Lis Blanc (Shopping Cidade Jardim), entre outras. Colecionadora e incentivadora da arte contemporânea, foi recentemente escolhida como membro permanente do Comitê de Aquisições da Tate Modern, de Londres, para representar a América Latina. Confira todas as matérias já publicadas no Casa.com.br sobre o trabalho de Fernanda Marques.

 

Débora Aguiar

Com projetos espalhados por todo o Brasil, Débora Aguiar estudou arquitetura e urbanismo no Mackenzie e fundou seu escritório em meados da década de 1990. Dona de um jeito de decorar que favorece o aconchego e os tons suaves e é capaz de agradar a pessoas de diversos estilos, conquistou inúmeros clientes e as construtoras, que adoram chamá-la para projetar unidades decoradas e áreas comuns de edifícios residenciais e comercias. “Aqui no escritório nós primamos por trabalhos que reúnam dinamismo, conforto e, claro, sempre muita criatividade”, conta. Além de diversas participações na Casa Cor SP, Débora assina os projetos do restaurante Sushi e Panini, na Angola, e a sede da Impsat Telecomunicações, em Cotia, São Paulo. Confira todas as matérias já publicadas no Casa.com.br sobre o trabalho de Débora Aguiar.

 

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s