Morre Wendell Castle, o “pai do movimento da arte mobiliária”

As obras fascinantes do artista, designer e escultor estão espalhadas em coleções permanentes em mais de 50 museus e galerias por todo o globo

 (Divulgação/Wendell Castle)

Morreu, no ultimo sábado (20), o artista e designer Wendell Castle, conhecido por ser o “pai do movimento da arte mobiliária“. Aos 85 anos, Castle lutava contra leucemia, e esteve internado em um hospital nos últimos dois meses.

Nascido em Emporia, Kansas, o artista formou-se em design industrial na Universidade do Kansas, onde também conseguiu o título de mestre em Belas Artes.

 (Divulgação/Wendell Castle)

Visionário, suas peças desafiaram as barreiras tradicionais do design funcionalista. As formas orgânicas e curvas dos móveis ganharam notoriedade por conta do desenvolvimento de técnicas originais para moldar os sólidos, principalmente a madeira, a fibra de vidro e o bronze. Castle misturava arte com mobiliário, produzindo, por mais de 40 anos, verdadeiras esculturas em forma de bancos, cadeiras, mesas, e outros objetos.

Executive Desk

Executive Desk (Divulgação/Wendell Castle)

Trabalhou como professor em diversas e renomadas instituições de ensino superior, até que foi convidado para ser Artista em Residência na Rochester Institute of Technology, onde deu aulas até ser diagnosticado.

Castle Door

Castle Door (Divulgação/Wendell Castle)

Castle também recebeu numerosos prêmios por seus trabalhos, e ainda hoje tem seus trabalhos expostos em coleções permanentes em mais de 50 museus ao redor do mundo, incluindo os icônicos MoMa e Metropolitan Museum of Art, em Nova York.

 (Divulgação/CASA CLAUDIA)

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s