Museu do Louvre de Abu Dhabi recebe “chuva de luzes” em seu interior

Assinado por Jean Nouvel, o projeto incorpora elementos tradicionais da arquitetura árabe reinterpretados para o século 21

01-tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-o-museu-do-louvre-de-abu-dhabi

 (/)

Localizado na Ilha Saadiyat, um banco de areia triangular em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, o Museu do Louvre Abu Dhabi vai ser finalizado ainda esse ano, concluindo a primeira etapa do projeto dos governantes locais de fazer da cidade um novo centro cultural.

Com 87 mil metros quadrados de espaço construído, o edifício foi desenhado pelo arquiteto francês Jean Nouvel, que incorporou elementos tradicionais da arquitetura árabe ao projeto, mas reinterpretados para o século 21.

02-tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-o-museu-do-louvre-de-abu-dhabi

 (/)

A característica mais marcante do museu é a sua cúpula, um símbolo das cidades árabes, que tem uma circunferência de quase 610 metros. Como o topo dos quatro grandes pilares que a sustentam ficam escondidos, ela parece flutuar quando vista de longe.

03-tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-o-museu-do-louvre-de-abu-dhabi

 (/)

O domo é perfurado com um padrão geométrico complexo, formado por quase 8 mil estrelas repetidas em tamanhos e ângulos diversos, em oito camadas diferentes. Quando o sol penetra as perfurações, ele cria uma “chuva de luzes” no interior do museu, efeito que muda de cor e ângulo conforme o período do dia. Jean Nouvel se inspirou na forma como a luz atravessa as folhas de palmeira sobrepostas, usadas tradicionalmente em telhados no Oriente Médio.

04-tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-o-museu-do-louvre-de-abu-dhabi

 (/)

A água vinda de um canal, sobre o qual parte do museu fica, corre dentro do edifício entre as 12 galerias permanentes.

05-tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-o-museu-do-louvre-de-abu-dhabi

 (/)

A exposição do Louvre Abu Dhabi vai contar com 600 obras da coleção permanente do museu e outras emprestadas de Paris, que vão abordar os temas religião, comércio, viagem e descoberta. A entrada será gratuita e os visitantes vão poder apreciar trabalhos de artistas como Leonardo da Vinci, Claude Monet, Edouard Manet, Henri Matisse, Paul Gauguin e Andy Warhol.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s