O ar mais próximo de Waltercio Caldas

A Fundação Iberê Camargo e a Pinacoteca do Estado de São Paulo receberão uma grande mostra sobre a carreira de Waltercio Caldas. São 87 obras reunidas, nove inéditas.

ccluxo-set-waltercio_01

 (/)

A leveza dos materiais atrai em um primeiro contato. Depois, conquista a atenção com os múltiplos significados implícitos em cada obra. Na trajetória de quatro décadas, Waltercio Caldas consagrou-se como um dos principais nomes brasileiros da arte contemporânea. Hoje, está em acervos de grandes museus, como o MoMA, em Nova York. Reconhecendo sua importância, a Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre, o Blanton Museum of Art, em Austin, no Texas, e a Pinacoteca doEstado de São Paulo se uniram para reunir os principais feitos da carreira do artista  carioca. Com curadoria de Gabriel Pérez- Barreiro e Ursula Davila-Villa, a mostra Waltercio Caldas: O Ar Mais Próximo e Outras Matérias terá 87 obras e será exibida na Fundação entre 2 de setembro e 18 de novembro. Depois, segue para a Pinacoteca, em fevereiro de 2013, e, em 2014, para o Blanton Museum of Art. Desde seu início na arte, nos anos 1960, Caldas procura desafiar o olhar de quem aprecia suas concepções, que em cada novo espaço ganham interpretações únicas. “Busco passar a suspeita desafiadora de que o mundo se faz a cada instante, a cada gesto, a cada olhar. Estamos sempre diante do desconhecido e os objetos de arte parecem saber disso melhor do que nós”, comenta.

ccluxo-set-waltercio_02

 (/)

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s