O design industrial de Marta Manente tem inspiração na natureza

A designer apresenta suas novas criações e conta sobre seu processo criativo, que ora acontece no estúdio na Serra Gaúcha ora nas esperas dos aeroportos

Designer Marta Manente com sua coleção de luminárias Lampadari A designer Marta Manente com sua coleção de luminárias Lampadari

A designer Marta Manente com sua coleção de luminárias Lampadari (Divulgação/Studio Marta Manente)

Depois de participar da mostra Be Brasil, em Milão, com sua poltrona Flor, a designer gaúcha Marta Manente estará pelo terceiro ano consecutivo na feira ICFF em Nova York. Por lá, ela apresentará novas coleções, incluindo luminárias, sua grande novidade, além do seu já grande conhecido balanço Revoar, em duas novas cores (descubra mais sobre os produtos na galeria abaixo). A designer também acaba de fechar contrato com o ecommerce americano 1STdibs. A seguir, confira entrevista que Marta deu para CASA CLAUDIA:

1. Qual tipo de mobiliário você mais gosta de criar?

Não tenho preferências. Essa é a vertente criativa da minha profissão. Pelo fato de eu vivenciar o design industrial, estou a todo momento criando coisas novas, e acho isso bárbaro pois minha mente está sempre aberta para o novo.

2. Qual sua principal fonte de inspiração? De onde nasce o primeiro insight para um novo produto?

Muitas vezes recebo briefing de projetos dos cientes que me contratam e me guio por eles. Mas como trabalho com design industrial, tenho sempre em mente as possibilidades de produção em escala e um conhecimento vasto de matérias primas. Em seguida me aprofundo em um processo de pesquisas sobre materiais e viabilidade e só depois parto para a parte poética, inspiracional e para o projeto propriamente dito. Cada projeto é muito especial e personalizado para cada parceiro do Studio.

3. Onde você costuma criar? Tem algum lugar, ou algum ritual que favoreça esses momentos?

Costumo criar no meu estúdio na Serra Gaúcha, onde sempre uma boa música faz a trilha dos meus projetos. Também tem produtos que crio pelos aeroportos, onde costumo passar muito tempo em escalas. Este tempo ocioso traz muitas ideias e inspirações.

4. Como foi expor em Milão neste ano?

Este ano foi a terceira oportunidade que tive de apresentar meu meu trabalho em Milão. A poltrona Flor foi um sucesso na mostra Be Brasil, principalmente pelo diferencial de ser giratória e ter aquele braço em madeira maciça esculpido e emoldurado na peça. A poltrona esteve na mostra e também nas estações de metrô e ônibus estampando imagens do design brasileiro.

5. O que você vai levar para a ICFF NY?

Além da poltrona Flor vou levar as novas coleções de iluminação, a Noce e a Lampadari, que tiveram uma pré estreia na feira Movelsul, mas vão pela primeira vez para uma feira internacional.

6. Expor lá fora é diferente de expor no Brasil?

É completamente diferente. Na feira de Nova York, por exemplo, circulam principalmente arquitetos, designers de interiores e especificadores. É um mercado diferente do nosso, pois tudo lá é vendido através de um profissional.

7. Na linha Noce, por exemplo, as peças possuem palhinha, um elemento bastante brasileiro. O público internacional valoriza esse tipo de material mais natural?

Os gringos adoram o design brasileiro. Apreciam muito nossa madeira e os elementos naturais. Isso mostra nossa cultura e criatividade.

8. Pra você, qual a importância do design brasileiro ganhar mercado lá fora?

A medida que o design brasileiro ganha espaço no exterior isso fomenta a economia interna. Com esta exposição internacional, ganhamos apreciação não só lá fora, mas também aqui dentro do país. Hoje em dia ter um produto de design assinado por brasileiros é um luxo.

9. O que você espera dessa parceria com o 1STdibs?

Espero compartilhar com o mundo, em muitos lares, um pouquinho do amor e dedicação que tenho em cada traço e em cada projeto.

A seguir, confira os últimos  lançamentos da designer:

 (Divulgação/CASA CLAUDIA)

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. Novo Shopping – Descubra fabricantes, designers independentes e empreendedores criativos de todos os lugares, tudo em um só lugar. https://artesanei.com.br

    Curtir