Odile Decq recebe Prêmio Jane Drew para mulheres na arquitetura

Descrita pelo júri como um poço de energia criativa, a francesa é conhecida por sua visão firme sobre igualdade

“Há muito pelo que lutar.” É o que diz a arquiteta francesa Odile Decq, que aos 60 anos vai receber o Prêmio Jane Drew, uma iniciativa para reconhecer o trabalho das mulheres na arquitetura. Descrita pelo júri como um poço de energia criativa, que quebra regras, Odile é conhecida por sua visão firme sobre educação e igualdade.

01-odile-decq-recebe-premio-jane-drew-para-mulheres-na-arquitetura

 (/)

Com projetos marcados por cores fortes, especialmente preto e vermelho, ela abriu seu escritório em Paris em 1978 e foi premiada com o Leão de Ouro na Bienal de Veneza de 1996. Entre 2007 e 2012, foi reitora da École Spéciale d’Architecture, em Paris, onde lecionou por 20 anos. Mas queria mudar a maneira de ensinar arquitetura e fundou sua própria escola em Lyon, em 2014.

2--Edifício-do-GL-Events,-em-Lyon,-França

 (/)

Mesmo com trajetórias inspiradoras como a de Odile, uma entre cinco mulheres não encorajaria outra mulher a iniciar uma carreira na arquitetura. O dado faz parte de um relatório publicado pela premiação anual Women in Architecture, que inclui o Prêmio Jane Drew.

3--Fangshan-Tangshan-National-Geopark-Museum,-em-Nanjing,-China

 (/)

Outros números justificam o descontentamento com a profissão: das 1152 mulheres entrevistadas no mundo todo, 72% relatam ter sofrido discriminação de gênero, assédio e bullying no mundo da arquitetura. Para 12% das arquitetas, os casos de discriminação aconteciam uma vez por mês ou com maior frequência. Mais de 80%, ainda, disseram sentir que ser mãe se mostrava uma desvantagem para a mulher que quisesse uma carreira na arquitetura.

Com apenas duas arquitetas – a iraquiana Zaha Hadid e a japonesa Kazuyo Sejima – premiadas em 38 edições do Prêmio Pritzker, o maior da arquitetura, a afirmação de Odile se faz verdadeira.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s