Os destaques da semana Design Rio 2016

O evento com o melhor do design carioca agitou o Rio entre os dias 1 e 4 de setembro.  Selecionamos aqui alguns destaques bacanas.

Foram quatro dias de agito na Cidade Maravilhosa. De 1 a 4 de setembro, aconteceu a Semana de Design no Armazém da Utopia, em pleno Boulevard Olímpico, na região da Gamboa, ao lado da Praça Mauá. Ali, em um galpão com direito à varanda e vista para a Baía de Guanabara, oficinas, palestras e várias mostras sobre o tema delinearam o panorama atual do design no Rio. Outro ponto badalado do evento a Bhering, antiga fábrica de chocolate no bairro de Santo Cristo, que se transformou em um polo criativo, com ateliês e lojas abertas direto para um público àvido por novidades.  

Selecionamos alguns destaques do evento, dá uma olhada.:

– A expo Rio + Design apresentou diversos lançamentos de produtos, traçando um panorama criativo do que vem sendo produzido no estado do Rio. Foram ao todo 77 peças de 50 autores, sempre explorando o tema “Transformação”.

semana-design Rio 2015

_ Da Movetto, uma das empresas do grupo Oitis55, o banco Tríade é uma peça curinga moldada no formato das dobraduras de um origami, em metal. Produto simples e bacana, com acabamento de pintura eletrostática em diversas cores. O amarelo fez sucesso no evento.

_CAG3650 semana-design Rio 2015

_ Outro destaque da mostra foram os lançamentos da Lattoog, que ganhou ainda uma “homenagem” dos alunos do curso técnico de design de interiores do Senac, que construíram uma cadeira Pantosh gigante, onde várias pessoas “escalaram” para tirar fotos.  Em tempo: a Pantosh faz parte da linha “Vira lata” da grife, que nasceu da fusão de dois ícones do design: a Panton (de Verner Panton) e a Willow, do arquiteto escocês Mackintosh. Brincadeira das boas.

semana-design Rio 2015 semana-design Rio 2015

– A luminária Tróia, de Bernardo Regada, tem uma “pegada” industrial bacana, com cúpula estilo holofote apoiado em um pequeno tripé. Perfeita para mesas laterais.

– Conhece a mesa Pipa da Makers manufatura? O designer é o Guilherme Franca e o visual é moderno e simples, com tampo dividido em 4 triângulos desenhando a forma de um losângulo.

semana-design Rio 2015

– “A gente transforma” trouxe as criações de Marcelo Rosembaum, com cestos de palha de grandes proporções que causam impacto e resgatam antigas técnicas artesanais.

semana-design Rio 2015

– As novas cadeiras de polipropileno da Indio da Costa design se destacavam em tons de vermelho. Leves, elas têm um custo bem convidativo e vêm na cola do sucesso da IC01 assinada pelo designer.

– Para os interessados em comprinhas, o legal é que muitos produtos estavam à venda no Mercado Design (com a curadoria do O Cluster), como as peças da Lattoog, Movetto, Pedro Braga design, Prime design, Fstudio… Ítens pequenos e descolados, perfeitos para dar um up na decoração de ambientes. Os cestos, jogos americanos e louças da Muug também fizeram sucesso, com estampas que interpretam o estilo do traço escandinavo.

semana-design Rio 2015

– A exposição (“Do material ao Objeto”) dos Irmãos Campana – que também fizeram uma palestra das mais disputadas na quinta-feira, dia 1 – , ganhou lugar de destaque no Armazém 6. Ali era possível ver como eles exploram a utilização (e o aproveitamento) de diferentes materiais.

semana-design Rio 2015

– Na Bhering, em Santo Cristo, várias lojas abriram as portas e atrairam um público bacana. Ali, além dos ateliês de artistas plásticos, vale a pena conferir as novidades da FEIRA – loja que mistura paisagismo, pequenos objetos, arte e mobiliario –, da M.O.O.C  (com o garimpo e criações de Bel Lobo e Bob Neri), e também os achados do Garimpo Contemporâneo e as peças autorais que unem metal e cimento da F Design.

– No pátio da Bhering, um charme a mais junto dos vários Food trucks: a Pop Up Kombi do Studio Lily, com arranjos florais delicados e coloridos, montados em vasos reciclados de latas e vidros de perfumes.

semana-design Rio 2015

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s