
(/)
A Bienal de Veneza, a maior exposição sobre arquitetura do mundo, vai ser aberta ao público no dia 28 de maio. O curador desta edição, o arquiteto chileno Alejandro Aravena, escolheu como tema Reporting from the front para encorajar os arquitetos a falar sobre alguns dos temas globais mais importantes. O site Dezeen identificou, então, sete questões principais que serão abordadas no evento, desde a crise de moradia até a construção com robôs. Confira:

(/)
1. Refugiados e migração
Como acomodar e integrar à sociedade os mais de 19 milhões de refugiados espalhados pelo mundo. Este é um dos grandes desafios atuais para os arquitetos, urbanistas e designers. Alemanha, Finlândia, Áustria e Albânia vão trazer a questão para seus pavilhões nacionais.
2. Mudanças na casa
Muitos pavilhões, incluindo o britânico e o esloveno, vão abordar as mudanças no desenho das casas – como a preferência por espaços mais reservados e a popularização de moradas estreitas – e como elas se relacionam ao conceito de privacidade.
3. Aprendizado com as crises econômicas
Espanha e Bélgica vão explorar em suas exposições como as restrições de orçamento impostas pelos períodos de recessão podem alimentar a criatividade dos projetistas.

(/)
4. Novas formas de construção
Tendências nas técnicas de construção como a robótica, impressão 3D, fibra de carbono e estruturas inspiradas na natureza podem se tornar lugar comum na arquitetura e são um dos tópicos abordados na Bienal, inclusive no pavilhão de Israel.
5. Trabalho na construção
A responsabilidade dos arquitetos em relação aos trabalhadores nas obras e como suas condições de trabalho, às vezes, são negligenciadas em favor de prazos e orçamentos vão ser o tema principal do pavilhão da Polônia.

(/)
6. Crise de moradia
A falta de moradia é um problema global e um dos maiores desafios para os urbanistas. A Bienal vai cobrir vários aspectos da questão, desde o aumento de micro-apartamentos nas cidades ocidentais até a necessidade de casas fáceis de construir em áreas afetadas por desastres.
7. Reciclagem
A consciência cada vez maior do lixo gerado pela indústria da construção e o uso de materiais reciclados são destaque nos trabalhos apresentados por muitos arquitetos. Turquia e Chile vão trazer para seus pavilhões estruturas erguidas com recursos reaproveitados.