Os sete grandes temas da Bienal de Arquitetura de Veneza

O site Dezeen listou as questões principais que vão ser abordadas na maior exposição sobre arquitetura do mundo

01-os-sete-grandes-temas-da-bienal-de-arquitetura-de-veneza

 (/)

A Bienal de Veneza, a maior exposição sobre arquitetura do mundo, vai ser aberta ao público no dia 28 de maio. O curador desta edição, o arquiteto chileno Alejandro Aravena, escolheu como tema Reporting from the front para encorajar os arquitetos a falar sobre alguns dos temas globais mais importantes. O site Dezeen identificou, então, sete questões principais que serão abordadas no evento, desde a crise de moradia até a construção com robôs. Confira:

02-os-sete-grandes-temas-da-bienal-de-arquitetura-de-veneza

 (/)

1. Refugiados e migração

Como acomodar e integrar à sociedade os mais de 19 milhões de refugiados espalhados pelo mundo. Este é um dos grandes desafios atuais para os arquitetos, urbanistas e designers. Alemanha, Finlândia, Áustria e Albânia vão trazer a questão para seus pavilhões nacionais.

2. Mudanças na casa

Muitos pavilhões, incluindo o britânico e o esloveno, vão abordar as mudanças no desenho das casas – como a preferência por espaços mais reservados e a popularização de moradas estreitas – e como elas se relacionam ao conceito de privacidade.

3. Aprendizado com as crises econômicas

Espanha e Bélgica vão explorar em suas exposições como as restrições de orçamento impostas pelos períodos de recessão podem alimentar a criatividade dos projetistas.

03-os-sete-grandes-temas-da-bienal-de-arquitetura-de-veneza

 (/)

4. Novas formas de construção

Tendências nas técnicas de construção como a robótica, impressão 3D, fibra de carbono e estruturas inspiradas na natureza podem se tornar lugar comum na arquitetura e são um dos tópicos abordados na Bienal, inclusive no pavilhão de Israel.

5. Trabalho na construção

A responsabilidade dos arquitetos em relação aos trabalhadores nas obras e como suas condições de trabalho, às vezes, são negligenciadas em favor de prazos e orçamentos vão ser o tema principal do pavilhão da Polônia.

04-os-sete-grandes-temas-da-bienal-de-arquitetura-de-veneza

 (/)

6. Crise de moradia

A falta de moradia é um problema global e um dos maiores desafios para os urbanistas. A Bienal vai cobrir vários aspectos da questão, desde o aumento de micro-apartamentos nas cidades ocidentais até a necessidade de casas fáceis de construir em áreas afetadas por desastres.

7. Reciclagem

A consciência cada vez maior do lixo gerado pela indústria da construção e o uso de materiais reciclados são destaque nos trabalhos apresentados por muitos arquitetos. Turquia e Chile vão trazer para seus pavilhões estruturas erguidas com recursos reaproveitados.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s