Painel de Tomie Ohtake, danificado em incêndio no Memorial da América Latina, será refeito pela Punto e Filo

A marca, referência em tapetes e carpetes, foi escolhida pelo Instituto Tomie Ohtake para refazer o trabalho da artista plástica

Tapeçaria original de Tomie Ohtake por Fabio Pagan

 (/)

Em novembro de 2013, o auditório Simón Bolívar, no Memorial da América Latina, em São Paulo, foi atingido por um incêndio. Lá dentro, havia uma das importantes obras públicas de Tomie Ohtake (morta em fevereiro de 2015), que foi danificada pelo fogo. A tapeçaria, que tinha aproximadamente 800 metros quadrados e circundava o local, foi feita pela artista plástica a convite do arquiteto Oscar Niemeyer, autor do projeto do Memorial. Logo após o acidente, Tomie havia manifestado o desejo em refazer a obra. 

Protótipo da tapeçaria por Daniela Agostini

 (/)

Na manhã de hoje (05/12), três anos depois, a Punto e Filo – marca referência em tapetes e carpetes – foi escolhida como responsável pela execução da nova tapeçaria por seu trabalho com projetos especiais e artesanais. A INVISTA fará a doação da matéria prima. A parceria foi anunciada pelo governador Geraldo Alckmin durante a visita em que vistoriou a fase final de obras de restauro do prédio. A Punto e Filo levou, para a ocasião, um protótipo da peça.

Divulgação da parceria_03 por Daniela Agostini

 (/)

A tapeçaria – que manterá os cerca de 800 m² — deve ficar pronta em outubro de 2017. Com ponteamento manual, a peça será elaborada em um processo artesanal, com material tecnológico, com polímero de alta densidade que não proliferam chamas e bactérias, dificultam a aderência de sujeira e garantem maior solidez de cor.

Divulgação da parceria_01 por Daniela Agostini

 (/)

“Recriar uma obra de Tomie Ohtake é algo impossível de mensurar, estamos imensamente felizes em fazer parte deste legado artístico e cultural que vai durar por muitas gerações”, afirma o diretor executivo da Punto e Filo, Mario Pisaneschi.

O auditório Simón Bolívar reabrirá suas portas em grande evento em dezembro de 2017.

Protótipo da tapeçaria

 (Divulgação/Punto e Filo)

 

banner_gotoshop_casa

 (/)

Clique e conheça a loja CASA CLAUDIA!

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s