
(Reprodução/Morley von Sternberg/ArchDaily)

– (Reprodução/Morley von Sternberg/ArchDaily)
Nomeado o vencedor da Medalha de Ouro do Royal Institute of British Architects (RIBA) de 2017 em setembro do ano passado, o arquiteto capixaba Paulo Mendes da Rocha recebeu ontem, dia primeiro de fevereiro, o prêmio anual do instituto britânico, que reconhece a contribuição de um profissional para a arquitetura.
O brasileiro, que recebeu o Prêmio Pritzker em 2006, também venceu o Praemium Imperiale e o Leão de Ouro da Bienal de Arquitetura de Veneza em 2016. Além disso, Paulo foi o homenageado do VI Prêmio CASA CLAUDIA Design de Interiores, que aconteceu em maio do mesmo ano.
“As obras de Paulo Mendes da Rocha são altamente incomuns em comparação com a maioria dos arquitetos mais celebrados do mundo”, disse Jane Duncan, presidente do RIBA, em comunicado oficial sobre a nomeação. “Ele é um arquiteto com uma reputação internacional incrível, apesar de quase todas suas obras primas serem construídas exclusivamente em seu país natal.”
Ainda no comunicado, o arquiteto declarou que “depois de tantos anos de trabalho, é uma grande alegria receber esse reconhecimento do Royal Institute of British Architects pela contribuição que uma vida de trabalho e experimentos deram para o progresso da arquitetura e da sociedade”.
Paulo Mendes da Rocha é o segundo brasileiro a vencer o prêmio, antes concedido ao arquiteto Oscar Niemeyer em 1998.
Fonte: Dezeen.