Prêmio Planeta CASA – 2008

Festejando um recorde de participações – foram 251 inscritos –, a sétima edição do Prêmio Planeta Casa apresenta aqui seus escolhidos.

Entre as atitudes e ações que convenceram um júri de especialistas, rigorosos na defesa do meio ambiente, os eleitos mostraram responsabilidade na extração de matérias-primas, melhorias tecnológicas no processo produtivo, escolha consciente de fornecedores e design e arquitetura pensados para durar. Conheça a seguir os 20 vencedores, divididos em seis categorias: Ação Social, Produtos de Decoração, Materiais de Construção, Projeto Arquitetônico, Design de Interiores e Empreendimentos Imobiliários.

Encontro entre design e tecnologia

 

Com o tema da sustentabilidade na pauta do dia, não basta mais oferecer um bom design. Às vezes, é preciso saber valorizar técnicas antigas ainda preciosas para nosso tempo e incorporar tecnologias de ponta para uma fabricação mais inteligente e racional. Está em alta o uso de fibras vegetais renováveis, de matérias- primas recicladas e de madeiras provenientes de áreas de manejo certificado. E, se o produto também economiza água, energia e outros recursos naturais, melhor para o fabricante e para o consumidor.

Menor impacto na obra

 

Recolher o resíduo de depósitos e levá-lo de volta à indústria. Se a matéria-prima aceita ser reciclada, por que não evitar o consumo de mais recursos? Com tecnologias adequadas, é isso o que acontece com o vidro e os pneus, reutilizados em pisos e revestimentos. Incentivar o reaproveitamento da água da chuva e garantir a extração de minérios de jazidas certificadas são atitudes que seguem o mesmo princípio: fabricar produtos construtivos de baixo impacto ambiental, perfeitos para uma obra verde.

Soluções de boa vontade

 

Cuidar do meio ambiente é cuidar também das pessoas. E isso significa buscar soluções para o desemprego, a pobreza, a violência e a contaminação do solo, da água e do ar por produtos químicos e lixo. Bons projetos socioambientais têm esta característica: sabem aliar conservação ambiental e combate à desigualdade. Das idéias mais simples, podem surgir resultados surpreendentes, além de produtos úteis e encantadores. É o que mostram os vencedores a seguir, capazes de mobilizar comunidades em torno de parcerias transformadoras.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s