Rafael Aranda, Carme Pigem e Ramon Vilalta vencem o Pritzker 2017

Os arquitetos catalães foram anunciados hoje como vencedores do prêmio Pritzker, o Oscar da arquitetura

02-rafael-aranda-carme-pigem-e-ramon-vilalta-vencem-o-pritzker-2017

 (Divulgação/Javier Lorenzo Domínguez/)

Trabalhando juntos desde 1988, quando fundaram o escritório RCR Arquitectes, os arquitetos catalães Rafael Aranda, Carme Pigem e Ramon Vilalta foram anunciados hoje como vencedores do Pritzker 2017.

Da RCR Arquitetura, o projeto da vinícola Bell–Lloc Winery (2007) foi realizado em Palamós, Girona, Espanha. Da RCR Arquitetura, o projeto da vinícola Bell–Lloc Winery (2007) foi realizado em Palamós, Girona, Espanha.

Da RCR Arquitetura, o projeto da vinícola Bell–Lloc Winery (2007) foi realizado em Palamós, Girona, Espanha. (Divulgação/Hisao Suzuki/)

O prêmio, equivalente ao Oscar da arquitetura, já reconheceu profissionais como Paulo Mendes da Rocha (2006), Zaha Hadid (2004) e Oscar Niemeyer (1988).

Da RCR Arquitetura em colaboração com J. Puigcorbé, o projeto do jardim de infância El Petit Comte Kindergarten (2010) foi realizado em Besalú, Girona, Espanha. Da RCR Arquitetura em colaboração com J. Puigcorbé, o projeto do jardim de infância El Petit Comte Kindergarten (2010) foi realizado em Besalú, Girona, Espanha.

Da RCR Arquitetura em colaboração com J. Puigcorbé, o projeto do jardim de infância El Petit Comte Kindergarten (2010) foi realizado em Besalú, Girona, Espanha. (Divulgação/Hisao Suzuki/)

“Cada prédio projetado por estes arquitetos é especial e está além de seu tempo e espaço. Seus trabalhos são sempre o fruto de uma colaboração verdadeira e estão à serviço da comunidade. Eles entendem que a arquitetura e seus arredores são intimamente entrelaçados e sabem que a escolhe de materiais e o ofício da construção são ferramentas poderosas para criar espaços duradouros e significativos. Por essas razões, exemplificadas por todo seu trabalho construído e por sua habilidade de expressar o local, mas também o universal, nos unindo uns com os outros por meio da arquitetura, Rafael Aranda, Carme Pigem e Ramon Vilalta são os recipientes do 2017 Pritzker Architecture Prize”, comentou o júri do prêmio.

Da RCR Arquitetura, o projeto Barberí Laboratory (2008) foi realizado em  Olot, Girona, Espanha. Da RCR Arquitetura, o projeto Barberí Laboratory (2008) foi realizado em Olot, Girona, Espanha.

Da RCR Arquitetura, o projeto Barberí Laboratory (2008) foi realizado em Olot, Girona, Espanha. (Divulgação/Hisao Suzuki/)

A cerimônia de premiação acontecerá em Tóquio, Japão, no dia 20 de maio.

Confira o vídeo do anúncio abaixo:

Você confere o anúncio do prêmio na íntegra aqui.

banner2017

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s