Renata Mellão é homenageada no Prêmio CASA CLAUDIA Design de Interiores

Renata Mellão, diretora do espaço A Casa Museu do Objeto Brasileiro, é uma mulher rendeira, faceira, pioneira. Por isso, é a homenageada da edição 2015 do prêmio CASA CLAUDIA Design de Interiores que acontece nesta terça-feira, dia 31 de março. 

Renata Mellão é ainda empreendedora, curiosa, persistente e, claro, responsável por uma das iniciativas que mais valorizam o artesanato nacional e contribuem para seu desenvolvimento. Estamos falando do espaço A Casa Museu do Objeto Brasileiro. Inaugurado em 1997, recentemente ganhou outras instalações, pelo projeto assinado por Luiz Fernando Rocco no bairro de Pinheiros, em São Paulo. De família tradicional e formada em economia pela Universidade de São Paulo (USP), Renata é uma peregrina na busca de ações que façam a diferença. Apaixonada por arte e cultura brasileiras, não mede esforços para elaborar projetos que as coloquem em evidência – haja vista o que ela faz pelas rendeiras das margens do Rio São Francisco. Muitas vezes usando recursos próprios e com o apoio de designers como Walter Rodrigues e Renato Imbroisi, ela acompanha o trabalho dessas mulheres, estimula a inventividade e promove condições para a venda justa dos produtos. “Aprendi com a visionária arquiteta Janete Costa (1932-2008) que é preciso propiciar retorno financeiro aos artesãos, pois, só assim, sua arte vai perdurar nas futuras gerações”, diz. O museu virou palco de muitas das iniciativas e revela quanta beleza temos por aqui. Neste mês, acontece a exposição Renda-se, com curadoria de Dudu Bertholini. “Diversos estilistas escolheram um tipo de renda e desenharam um croqui de roupa. Associações rendeiras de todo o país montaram esses looks. É um trabalho lindo de conhecer”, convida Renata.

abre-renata-mellao-e-a-homenageado-do-premio-casa-claudia-design-de-interiores

 (Reprodução/Revista CASA CLAUDIA)

01-renata-mellao-e-a-homenageado-do-premio-casa-claudia-design-de-interiores

 (/)

Valorizando o artesanato até nas roupas que usa, renata Mellão também assina intervenções urbanas, como a que envolveu as árvores do Parque Ibirapuera, em são Paulo, com pulseiras de látex.

02-renata-mellao-e-a-homenageado-do-premio-casa-claudia-design-de-interiores

 (/)

Fachada de A Casa Museu do Objeto Brasileiro.

03-renata-mellao-e-a-homenageado-do-premio-casa-claudia-design-de-interiores

 (/)

Num prédio de arquitetura arrojada, o espaço a casa – Museu do Objeto brasileiro abriga com nobreza trabalhos feitos a mão

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s