
(/)
A presença constante do arquiteto René Fernandes na semana de design de Milão nos últimos 20 anos o levou a desenvolver uma grande intimidade com o lugar. “Gosto mais dos eventos do Fuori Salone do que do Salão em si. As instalações e os acontecimentos que se espalham pelos bairros nos permitem estabelecer uma relação agradável com a cidade”, diz.

(/)
“A arquitetura do prédio já vale a visita, mas o acervo de obras desse museu também é imperdível. E, para quem deseja esticar o programa, recomendo um almoço no restaurante: a decoração é estupenda”, diz René. Com uma coleção permanente de 400 obras, o museu é um verdadeiro patrimônio dos milaneses, pois quase todo o acervo é de arte moderna italiana – produzida ou colecionada em Milão. Ou seja: um passeio delicioso para conhecer parte da história da cidade. Junto com outros seis museus públicos de Milão, o Museo del Novecento poderá ser visitado gratuitamente entre os dias 7 e 15 de abril, numa iniciativa inédita da Cosmit, empresa que organiza o Salão, e da prefeitura da cidade.
(Palazzo dell’Arengario)
Piazza del Duomo,
tel. 02 8844-4072.

(/)
Pasticceria BastianelloConfeitaria fundada pela família Bastianello em 1950, prima pelos doces e também pelo delicioso capuccino. A ambientação é um atrativo extra. “Vale a pena conferir a decoração tradicional da época. No espaço, com pé-direito de cerca de 3 m, a presença de um lindo lustre de Murano domina a cena”, conta René.
Via Borgogna, 5,
tel. 02 7631-7065.

(/)
Villa Necchi Campiglio
Um marco na história da arquitetura de Milão, a Villa Necchi Campiglio pertenceu a uma das famílias abastadas da cidade. Industriais poderosos do século 20, os Necchi Campiglio eram de classe média alta, e gostavam de circular entre as famílias nobres. Assim, não é de estranhar que a casa em que moraram, encomendada ao arquiteto Piero Portaluppi nos anos 1930, se distinga das outras construções da época: na fachada, o design rigoroso evoca o então emergente estilo racionalista – com suas superfícies externas exibindo as linhas essenciais –; já o interior da construção traz o estilo art déco nos acabamentos e riqueza de detalhes na decoração. “É um passeio imperdível para quem gosta de arquitetura”, diz René.
Via Mozart, 14,
tel. 02 7634-0121.

(/)
Obikà
A mozarela de búfala feita artesanalmente é a estrela deste badalado restaurante que fica na loja Rinascente. “É simples, mas delicioso. Os produtos servidos são sempre frescos”, fala René. Lá, o compromisso de oferecer mozarelas de qualidade é levado muito a sério – só aceitam fornecedores com o selo D.O.P. (Denominação de Origem Protegida).
Via S. Radegonda, 1,
tel. 02 8852453.