René Fernandes escolhe os seus pontos preferidos de Milão

O arquiteto René Fernandes visita Milão durante o Salão Internacional do Móvel há 20 anos. Aqui, ele conta o que mais gosta na cidade. 

 (/)

A presença constante do arquiteto René Fernandes na semana de design de Milão nos últimos 20 anos o levou a desenvolver uma grande intimidade com o lugar. “Gosto mais dos eventos do Fuori Salone do que do Salão em si. As instalações e os acontecimentos que se espalham pelos bairros nos permitem estabelecer uma relação agradável com a cidade”, diz.

 (/)

Museo del Novecento

“A arquitetura do prédio já vale a visita, mas o acervo de obras desse museu também é imperdível. E, para quem deseja esticar o programa, recomendo um almoço no restaurante: a decoração é estupenda”, diz René. Com uma coleção permanente de 400 obras, o museu é um verdadeiro patrimônio dos milaneses, pois quase todo o acervo é de arte moderna italiana – produzida ou colecionada em Milão. Ou seja: um passeio delicioso para conhecer parte da história da cidade. Junto com outros seis museus públicos de Milão, o Museo del Novecento poderá ser visitado gratuitamente entre os dias 7 e 15 de abril, numa iniciativa inédita da Cosmit, empresa que organiza o Salão, e da prefeitura da cidade.

Museo del Novecento

(Palazzo dell’Arengario)

Piazza del Duomo,

tel. 02 8844-4072.

 

 

 (/)

Pasticceria BastianelloConfeitaria fundada pela família Bastianello em 1950, prima pelos doces e também pelo delicioso capuccino. A ambientação é um atrativo extra. “Vale a pena conferir a decoração tradicional da época. No espaço, com pé-direito de cerca de 3 m, a presença de um lindo lustre de Murano domina a cena”, conta René.

Pasticceria Bastianello

Via Borgogna, 5,

tel. 02 7631-7065.

 

 

 (/)

Villa Necchi Campiglio

Um marco na história da arquitetura de Milão, a Villa Necchi Campiglio pertenceu a uma das famílias abastadas da cidade. Industriais poderosos do século 20, os Necchi Campiglio eram de classe média alta, e gostavam de circular entre as famílias nobres. Assim, não é de estranhar que a casa em que moraram, encomendada ao arquiteto Piero Portaluppi nos anos 1930, se distinga das outras construções da época: na fachada, o design rigoroso evoca o então emergente estilo racionalista – com suas superfícies externas exibindo as linhas essenciais –; já o interior da construção traz o estilo art déco nos acabamentos e riqueza de detalhes na decoração. “É um passeio imperdível para quem gosta de arquitetura”, diz René.

Villa Necchi Campiglio

Via Mozart, 14,

tel. 02 7634-0121.

 

 

 

 (/)

Obikà

A mozarela de búfala feita artesanalmente é a estrela deste badalado restaurante que fica na loja Rinascente. “É simples, mas delicioso. Os produtos servidos são sempre frescos”, fala René. Lá, o compromisso de oferecer mozarelas de qualidade é levado muito a sério – só aceitam fornecedores com o selo D.O.P. (Denominação de Origem Protegida).

Obikà

Via S. Radegonda, 1,

tel. 02 8852453.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s