Tate Modern, em Londres, celebra a arte de Mira Schendel

Exposição da artista que trilhou carreira no Brasil faz parte de um projeto do museu britânico que reapresentará artistas com fama fora da Europa e dos Estados Unidos.

01tate-modern-em-londres-celebra-a-arte-de-mira-schendel

 (/)

Ela nasceu em Zurique, na Suíça, e aos 30 anos escolheu o Brasil como casa. Foi em Porto Alegre que Mira Schendel (1919-1988) decidiu morar depois da Segunda Guerra Mundial. A partir daí, começou a trabalhar com pintura, esculturade cerâmica, arte gráfca, poemas e restauro de imagens barrocas (usando seu nome de casada, Mirra Hargesheimer). Na década de 1960, participou da primeira Bienal de São Paulo, mudou-se para a capital paulista e começou a assinar como ficou conhecida internacionalmente. Mira preferiu passar boa parte da vida reclusa e exprimir sua fala e seus sentimentos por meio da arte.

Para celebrar a obra da artista, a Tate Modern, em Londres, vai sediar uma exposição de 25 de setembro a 19 de janeiro de 2014. Entre os destaques, estão as séries Droguinhas – esculturas de papel de arroz amarradas entre si, formando redes maleáveis – e Objetos Gráfcos, apresentadas pela primeira vez na Bienal de Veneza em 1968. Essa exposição foi concebida em parceria com a Pinacoteca do Estado de São Paulo, onde será exibida em 2014, e faz parte de um projeto da Tate Modern que vai reapresentar ao mundo artistas que trilharam a carreira fora da Europa e dos Estados Unidos.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s