Tord Boontje e Paul Cocksedge falam sobre design e emoção na Revestir

Os designer holandês e inglês fizeram apresentações impactantes e emocionaram o público durante o Fórum Internacional de Arquitetura e Construção, apoiado por CASA CLAUDIA e CASA COR, durante a Expo Revestir.

 

O Dia do Designer de Interiores, que aconteceu na terça-feira dia 06 de março, foi cheio de emoção no Fórum Internacional de Arquitetura e Construção durante a Expo Revestir em São Paulo. Os designers que subiram ao palco tinham todos uma busca por provocar sentimentos através de suas peças e instalações. A tarde começou com uma palestra do holandês Tord Boontje, que contou como o seu escritório, em Londres, trabalha. Suas peças cheias de texturas, com inspiração na natureza, remetem ao aconchego. Só que não foi sempre assim. Tord Boontje estudou numa escola modernista, com tradição em Bauhaus, e somente quando a sua filha nasceu viu necessidade de decorar a casa com mais ornamentos — com a intenção de criar uma atmosfera de ninho. Foi assim que desenvolveu peças afetuosas, características de seu trabalho. Uma delas é uma luminária, chamada Come Rain Come Shine, coberta por um crochê feito à mão por mulheres da cooperativa carioca Coopa Roca. Além disso, durante a sua palestra Tord Boontje espalhou cerca de 250 esboços de papel que ensinam a construir uma cadeira para disseminar ainda mais o design — ele diz que, com os equipamentos necessários, estas cadeiras podem ser montadas em casa.

Paul Cocksedge surpreendeu os ouvintes com suas instalações e tentativas de dar novos usos a velhas tecnologias. Entre os dois projetos de destaque de sua palestra, estava a instalação Kiss que foi atração da Galeria Vittorio Emanuele durante a época de Natal em Milão no ano de 2009. Kiss propunha que casais se beijassem embaixo de um visco e, quando os lábios se tocavam, toda a cúpula da galeria era iluminada. Outro destaque foi a peça The Vamp que pode ser acoplada a caixas de som antigas para que toquem músicas do seu celular — dando uma utilidade nova a uma peça esquecida, mas com um design brilhante, segundo Paul. 

A tarde contou também com uma palestra de Tony Chambers, da renomada revista Wallpaper — referência em design no mundo todo. E não faltaram brasileiros se apresentando: o painel da ABD, Associação Brasileira de Designers de Interiores, aberto por Renata Amaral, trouxe alguns projetos nacionais à luz. Para encerrar o evento, foram revelados os vencedores do Prêmio Novos Talentos da ABD. Confira abaixo uma galeria com algumas peças dos dois designers que moram em Londres.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s