Vídeo Guerrilha: projeções acontecem em prédios da Baixo Augusta

A videoarte e a arquitetura se juntam para provocar sensações alucinantes durante o evento Vídeo Guerrilha, que ocorre em novembro em São Paulo.

*Matéria publicada em Casa Claudia Luxo #31 – Novembro e Dezembro de 2012

02-video-guerrilha-baixo-augusta

 (/)

Durante o dia, o Baixo Augusta é uma região pouco elegante do centro da capital paulista. À noite, se transforma no hábitat de boêmios e undergrounds, que convivem em frenética harmonia. Esse é o cenário perfeito para o Vídeo Guerrilha, evento brasileiro que pelo terceiro ano seguido invade os prédios com projeções de videoarte capazes de, sem destruir nada, alterar toda a arquitetura do lugar e provocar sensações inebriantes. Ninguém fica indiferente: “A beleza, a arte e a tecnologia podem transformar mesmo as áreas mais degradadas da cidade”, diz Alexis Anastasiou, idealizador do evento e dono da Visualfarm, produtora considerada referência nesse tipo de intervenção.

01-video-guerrilha-baixo-augusta

 (/)

As projeções digitais e a alta definição permitem exibir obras de videoartistas e ilusões de óptica impactantes: as fachadas dos prédios ganham movimento e são totalmente modificadas pelo jogo de luzes (a chamada arquitetura remix), o mar invade o trânsito e os cidadãos transformam-se em gigantes. Além de divertir, isso propõe uma nova maneira de olhar o espaço urbano e seus moradores.

03-video-guerrilha-baixo-augusta

 (/)

*Matéria publicada em Casa Claudia Luxo #31 – Novembro e Dezembro de 2012

 

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s